Campus Araras é o primeiro a realizar Cadastro Ambiental Rural

Araras, São Carlos
O Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Araras da UFSCar, foi o primeiro campus da Universidade a se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Cadastro deve ser realizado até maio de 2016 por todas as propriedades rurais do Brasil.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório que tem como objetivo integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. Além disso, o Cadastro cria uma base de dados capaz de ajudar no controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do País.

A iniciativa de realizar o CAR foi da Subcomissão de Adequação Ambiental do Campus, com participação dos professores Ricardo Viani, do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DDPVA); Renata Evangelista de Oliveira, do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR); e do ex-aluno Lucas Sanglade, que concluiu o mestrado em Agricultura e Ambiente no CCA em 2015.

Após maio de 2016, as propriedades que não tiverem o CAR estarão irregulares e poderão ter uma série de sanções. "O Campus Araras é majoritariamente ocupado por atividades agrosilvipastoris e o CAR é o primeiro passo para que essas atividades estejam em total consonância com a Lei Florestal. Isto é crítico para uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, que deve ser vista como um exemplo", explica Ricardo Viani. "O CAR permite melhor planejamento ambiental e de uso do solo, monitoramento da vegetação nativa (degradação e restauração) e desburocratização de procedimentos ambientais".

Segundo o professor, o próximo passo é aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado de São Paulo visando quantificar e recuperar os passivos ambientais existentes no Campus, de acordo com o novo Código Florestal (Lei 12.651 de 2012). "O Programa é importante para que seja formado um termo de compromisso de recomposição das áreas degradadas que existem no Campus", afirma.
28/10/2015
10:35:00
09/11/2015
0:01:00
Carolina Carettin
Não
Não
Visitante
Registro cria base de dados estratégica
7922