Colóquio na UFSCar aborda a obra do filósofo Jean-Jacques Rousseau

São Carlos
De 10 a 12 de novembro acontece na UFSCar a primeira edição do Colóquio Rousseau. Realizado pelo Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar, em parceria com os Departamentos de Filosofia da USP e da Unicamp, o evento visa promover uma discussão sobre a obra de Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. Docentes e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições do Brasil estarão reunidos com o objetivo de congregar trabalhos que refletem sobre a atualidade e a vitalidade das obras de Rousseau para a compreensão de temas contemporâneos de interesse filosófico, como soberania popular, democracia radical, autonomia e direitos do homem.

A programação tem início no dia 10, com a participação de Priscila Zaninetti, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar, abordando “O desenvolvimento da arte de escrever e o progresso da civilização em Rousseau e Voltaire”, a partir das 10 horas. Na tarde do mesmo dia, Lili Pontinta Cá, também mestranda no PPGFil, trata sobre “A soberania da vontade geral”, às 14 horas. Já no dia 11, Guilherme Almeida, pós-graduando do PPGFil da UFSCar, aborda “A potência legislativa como expressão da soberania popular”, às 10 horas. A noite, às 19h30, Raphael Neves, pós-doutorando no PPGFil, desenvolve o tema “Pensador republicano ou nacionalista revolucionário? Rousseau nas lentes de Schmit e Arendt.”

No último dia do Colóquio, Marcelo Ferreira Junior, graduando do curso de Filosofia da UFSCar, trata sobre “Perfectibilidade: da igualdade originária ao 'furor de distinção' entre os homens, segundo Rousseau”, às 14 horas. Por fim, os professores Luís Nascimento e Marisa Lopes, docentes do DFMC, encerram a programação discutindo "A saída do estado de natureza", e “O homem é um animal que medita”, às 19h30.

O Colóquio ocorre no auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, localizado no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade, no auditório do CECH, que fica no edifício de aulas teóricas AT2, ambos na área Sul do Campus, e também no auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade, que está na área Norte do Campus.

A programação completa com todos os participantes, temas discutidos, horários e locais, além de outras informações podem ser encontradas no site www.coloquiorousseau.wordpress.com. Os interessados em participar como ouvintes não precisam realizar inscrição. O Colóquio Rousseau, que acontece com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é gratuito.
06/11/2015
13:00:00
13/11/2015
0:01:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
teste
7939