DFisio oferece avaliação biomecânica a corredores com dor no joelho

São Carlos
As atividades ocorrem no Laboratório de Avaliação e Intervenção em Ortopedia e Traumatologia, localizado na área Norte do campus São Carlos
O Laboratório de Avaliação e Intervenção em Ortopedia e Traumatologia (LAIOT) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar oferece avaliação biomecânica em corredores que sentem dores nos joelhos. Para participar, os interessados devem ter idade entre 18 e 35 anos, não terem sido submetidos a cirurgia no joelho e manter uma rotina de corridas de, no mínimo, 15 quilômetros ao longo de uma semana. Os estudos são conduzidos pela aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar Ana Flávia dos Santos, sob orientação do professor Fábio Serrão do DFisio.

A pesquisadora explica que cerca de 70% de todos os corredores de rua sofrem alguma lesão em um ano, que podem ser decorrentes da alta intensidade, volume e duração dos treinos e também de fatores intrínsecos observados nos corredores, como desalinhamentos articulares, diferença no comprimento das pernas, déficit de alongamento ou ativação muscular, fraqueza muscular ou mecânica articular alterada. "A literatura descreve a articulação do joelho como articulação mais sobrecarregada e a dor patelofemoral, a lesão que está sendo estudada por nós, como a principal lesão nesta articulação", aponta Ana Flávia.

As avaliações oferecem dados importantes para a realização da pesquisa desenvolvida por Ana Flávia e possibilita analisar os benefícios de técnicas de corrida que podem reduzir a sobrecarga na articulação do joelho. "Estamos avaliando se existem diferenças no padrão de corrida de um corredor saudável comparado a um corredor com dor no joelho. Além disso, estamos avaliando diferentes técnicas de corrida para verificar se elas podem beneficiar na mecânica da corrida e na melhora da dor no joelho nestes corredores sintomáticos", explica a doutoranda.

As avaliações e os tratamentos ocorrem no LAIOT, localizado no DFisio, instalado na área Norte do campus São Carlos, com sessões iniciais que duram entre 40 minutos e 1h30 de duração. As atividades são fundamentadas em exercícios para a lesão, com base nos protocolos mais recentes tratados na literatura e também serão dadas orientações para que o voluntário participe ativamente do seu tratamento. Interessados em participar podem entrar em contato com Ana Flávia pelos telefones (16) 98822-9777 e (16) 3306-6575 ou pelo email santosaf@live.com.
16/11/2015
13:00:00
12/12/2015
23:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Os estudos são conduzidos por Ana Flávia dos Santos, doutoranda do PPGFt
7976