Estudantes da UFSCar criam associação para aproximar a universidade do mercado de trabalho

Sorocaba, São Carlos
Desde o primeiro semestre de 2014, está em atividade no Campus Sorocaba da UFSCar a Liga de Mercado Financeiro, uma iniciativa de dois alunos do curso de Engenharia de Produção que criaram o grupo com o objetivo de aproximar os estudantes da Universidade do mercado de trabalho. A proposta da Liga é oferecer formação complementar aos alunos da UFSCar de modo a prepará-los para aprovações em processos seletivos de estágios e de programas de trainees em empresas do setor de negócios e finanças.

A associação é composta por dois grupos de estudantes: os administradores – responsáveis pela gestão da Liga e pela organização e realização de todas as atividades de capacitação a serem oferecidas a cada semestre; e os associados, aqueles estudantes que recebem o treinamento para se adequarem às novas exigências do mercado de trabalho. Atualmente, são 20 administradores e 40 associados que participam das atividades da Liga, uma iniciativa pioneira dentro da UFSCar.

De acordo com Matheus Martins Tavares, aluno do curso de Economia e atual presidente da Liga, a associação oferece desde cursos de inglês business, investimentos e raciocínio lógico até de apresentação pessoal e oratória. “Todos os cursos têm duração de oito semanas, de modo a não comprometer a dedicação dos membros nas atividades curriculares oficiais. Acreditamos na qualidade da formação que recebemos na UFSCar e, por isso, priorizamos as tarefas da graduação e adequamos o cronograma da Liga ao calendário acadêmico”, afirma Tavares.

Os treinamentos são oferecidos pelos próprios membros que tenham conhecimentos avançados sobre os temas de cada capacitação. Além disso, para desenvolver suas atividades, a Liga Financeira estabeleceu parcerias com os bancos e empresas Itaú Unibanco, Santander, Pine, Pan, Safra, Citi, J.P.Morgan, Newik, Page Talent, JK Capital, Fundação Estudar e Ricco Investimentos. As organizações parceiras oferecem workshops aos associados da Liga, promovem visitas dos alunos às suas instalações e apresentam o perfil do profissional que esperam encontrar. “Dessa forma, conseguimos identificar as melhores oportunidades para os diferentes perfis de associados que temos na Liga”, diz Caroline Aguiar Moraes, aluna do curso de Economia e Analista de Negócios da Liga.

Em quase dois anos de atuação, a Liga já realizou também a I Semana dos Bankers na UFSCar com palestrantes do CitiBank, Itaú Unibanco, Safra, Paiffer, Goldman Sachs, BTG Pactual e Pine e trouxe para a dentro da Universidade três edições do processo seletivo de estágio de férias do Itaú Unibanco e a primeira etapa do processo seletivo do programa de estágio do J.P. Morgan.

Para Tavares, o acordo com as organizações traz benefícios para ambos os lados. “Por meio das parcerias, as empresas apresentam a realidade profissional ao jovem universitário e nós apresentamos às empresas estudantes bem preparados para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho”, afirma o presidente da Liga. 

Apenas em 2015, mais de 20% dos associados da Liga já foram aprovados em processos seletivos e, hoje, atuam no mercado financeiro. O objetivo é ampliar o alcance da Liga e contribuir com a formação profissional de cada vez mais estudantes. “Nós queremos crescer enquanto grupo e nos destacarmos individualmente para levarmos o nome da nossa Universidade cada vez mais longe”, afirma Moraes.

A Liga de Mercado Financeiro não tem vínculo formalizado com os departamentos acadêmicos da UFSCar, embora conte com a infraestrutura institucional e com o apoio de professores dos cursos de Economia e de Engenharia de Produção na organização de suas atividades. Atualmente, os estudantes membros são dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Economia e Engenharia de Produção. Para participar é necessário ser aprovado em processo seletivo realizado anualmente.
26/11/2015
8:40:00
31/12/2015
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
legenda teste
8024