Professores do Núcleo de Referência de Tecnologia Assistiva da UFSCar apresentam trabalho no MCTI

Sorocaba, São Carlos
Nos dias 23 e 24 de novembro, os professores Cleyton Fernandes Ferrarini e Miguel Ángel Aires Borrás, do Departamento de Engenharia de Produção do Campus Sorocaba da UFSCar, integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica (GEPITec/DEPS) e membros do Núcleo de Referência em Tecnologia Assistiva da Universidade, apresentaram, junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os resultados parciais de projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que visa o desenvolvimento de dispositivo para auxiliar deficientes físicos na terapia de marcha e locomoção.

O dispositivo é um andador triangular que, como diferencial, permite ajuste de largura e ajuste de altura da calha de apoio dos braços, com os lados independentes – ou seja, é possível ajustar um lado sem mover o outro; a distância entre a calha e a manopla (peça onde o usuário segura o andador com a mão) também é regulável; a roda tem limitadores de ângulo para evitar acidentes e elevar a segurança dos usuários e a perna de apoio traseiro, assim como a manopla, também permite angulação. “Todos os ajustes podem ser realizados de forma rápida e segura e todas as peças são em plástico, alumínio e aço inoxidável, o que garante leveza ao aparelho e permite, por exemplo, treinos de marcha debaixo d’água”, explica Borrás.

Além disso, o dispositivo apresenta manopla trocável e modularidade das peças, o que possibilita que um mesmo andador possa atender a usuários com necessidades diferentes. “O aparelho também é fácil de montar e desmontar e pode ser transportado com facilidade. Ou seja, apresentamos conforto, segurança, flexibilidade, adaptabilidade e portabilidade a baixo custo”, afirma o professor.

O aparelho foi desenvolvido a partir de contribuições de alunos durante a disciplina Projeto e Desenvolvimento de Produto, do curso de Engenharia de Produção, e os docentes levaram o projeto adiante num esforço de pesquisa para atender à parcela negligenciada da população que apresenta necessidades especiais.

A apresentação do projeto junto ao MCTI foi realizada no escopo do evento “A Pesquisa de Tecnologia Assistiva no Brasil: Encontro Nacional de Pesquisadores Apoiados pelo MCTI” que contou com a exposição de 75 trabalhos de diversas universidades de todo o País. Durante o encontro, pesquisadores mostraram resultados de projetos financiados com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI), num investimento total de R$ 13 milhões.

De acordo com Ferrarini, participar do evento foi importante para integrar-se ao grupo de pesquisadores nacionais que estão conseguindo resultados destacados na área de desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e que visam potencializar o acesso da população a esse tipo de recurso. “A presença no evento, inclusive, já tem viabilizado parcerias com outras universidades do país para a realização de pesquisa e desenvolvimento de projetos com relevante impacto social, o que será importante para o nosso grupo de pesquisa e para a UFSCar”, acrescenta Borrás. 

O projeto dos professores do Campus Sorocaba da UFSCar conta com o apoio da Creche Especial Maria Claro e da clínica escola INTEGRAR (Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação), de Sorocaba.
03/12/2015
13:00:00
31/12/2015
23:59:00
João Eduardo Justi
Não
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Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar
8060