Palestra aborda relações de poder no movimento higienista do século XIX

São Carlos
No dia 9 de dezembro, o Hybris, Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflito, Socialidades e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar promove a palestra "Do Governo das Almas a Economia dos Corpos. A dietética contemporânea e as formas de governo Bioascéticas", ministrada por Gabriel Pugliese, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

O professor Pugliese aborda as relações de poder no "Higienismo", movimento sanitarista que visava a controle de doenças no século XIX por meio da coletivação das práticas de cura dirigidas a população, o deslocamento do tratamento para a prevenção das doenças e as práticas de urbanização e gerenciamento das cidades. "Meu argumento é que, apesar de importantes, esses três mecanismos de poder são bastante tardios, são mais reverberações do que o problema que se colocava, e ocultam um dispositivo ainda mais geral que cristalizou o acontecimento histórico da higiene", afirma o professor. O docente defende que o movimento higienista respondeu a urgências econômico-governamentais vinculadas ao liberalismo.

O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia, e ocorre a partir das 18h30, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, localizado na área Sul do campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo email villela@ufscar.br.
04/12/2015
11:42:00
10/12/2015
0:01:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
Estudante, Pesquisador, Visitante
O evento é promovido pelo Grupo Hybris e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
8062