Projeto Robótica na escola da UFSCar promove inclusão digital e popularização das engenharias
São Carlos
Na primeira semana de dezembro de 2015, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da UFSCar promoveu o encerramento da atividade de extensão intitulada Robótica na escola: inclusão digital e popularização das engenharias". A ação teve como objetivos aumentar o interesse de alunos dos ensinos Fundamental e Médio por áreas da tecnologia, bem como realizar atividades de divulgação de ciência, tecnologia e engenharias e promover a inclusão digital dos estudantes.
De agosto a dezembro de 2015, o projeto contemplou diversas ações que utilizam a robótica para atingir estes objetivos com alunos do Ensino Médio na Escola Estadual Esterina Placco, localizada na cidade de São Carlos (SP). Ao longo dos meses, uma equipe de alunos e professores da UFSCar, dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Física, prepararam roteiros didáticos e outros materiais e ministraram aulas teóricas e práticas de robótica básica.
De acordo com o professor Rafael Vidal Aroca, do DEMec da UFSCar e também coordenador do projeto, as tarefas realizadas no escopo da atividade de extensão deram a oportunidade para os alunos construírem um dispositivo usando conceitos multidisciplinares, permitindo explorar na prática assuntos apresentados anteriormente apenas de forma teórica, despertando maior interesse e motivação para áreas de Ciências Exatas. Diversas pesquisas já mostraram que o aprendizado é mais efetivo quando atividades práticas estão envolvidas no processo. Dessa forma, em uma das aulas, por exemplo, exploramos como se calcula a posição e velocidade do robô e, para isto, são usados conceitos básicos de Física e Matemática, explica.
Aroca também acredita que, com o passar do tempo, os alunos ficam mais confiantes e entendem que podem construir e programar um robô sozinhos, desenvolvendo programas que leem sensores e acionam atuadores. Com as discussões em sala baseadas nos projetos construídos, eles puderam perceber como é interessante seguir uma profissão nas áreas de Ciências Exatas, já que tais carreiras são vistas com certo receio por alguns alunos, afirma. Outro ponto exercitado é a capacidade de resolver problemas, utilizada à cada tarefa proposta e aumentando ainda mais o conhecimento sobre diversos assuntos.
O docente também ressalta que o projeto promove benefícios mútuos, já que aproxima a UFSCar das escolas, dando a oportunidade aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de interagirem com professores e alunos da Universidade. Por outro lado, a atividade também é positiva para a comunidade acadêmica da UFSCar, pois os voluntários se envolvem e têm a possibilidade de criar materiais didáticos multidisciplinares, ministrar aulas e desenvolver módulos, sensores, atuadores e outros dispositivos robóticos para uso em aula, aponta.
No total, cerca de 60 alunos da Escola Estadual Esterina Placco participaram das primeiras tarefas do projeto, sendo que 23 o concluíram. A atividade Robótica na escola: inclusão digital e popularização das engenharias" contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar; da empresa PETE, que doou kits de robótica educacional para a Universidade; da Diretoria de Ensino de São Carlos; e da equipe de direção e coordenação da Esterina Placco.
Segundo o professor, projetos práticos como este são promovidos pelo Grupo de Robótica da UFSCar e a expectativa é oferecer estas atividades todos os anos. Para isso nós dependemos de alunos voluntários da UFSCar dispostos a aprender mais sobre o assunto e colaborar como professores ou monitores nas escolas, adianta Aroca. O convite está aberto aos estudantes da Universidade, que podem manifestar interesse enviando um email para aroca@ufscar.br.
De agosto a dezembro de 2015, o projeto contemplou diversas ações que utilizam a robótica para atingir estes objetivos com alunos do Ensino Médio na Escola Estadual Esterina Placco, localizada na cidade de São Carlos (SP). Ao longo dos meses, uma equipe de alunos e professores da UFSCar, dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Física, prepararam roteiros didáticos e outros materiais e ministraram aulas teóricas e práticas de robótica básica.
De acordo com o professor Rafael Vidal Aroca, do DEMec da UFSCar e também coordenador do projeto, as tarefas realizadas no escopo da atividade de extensão deram a oportunidade para os alunos construírem um dispositivo usando conceitos multidisciplinares, permitindo explorar na prática assuntos apresentados anteriormente apenas de forma teórica, despertando maior interesse e motivação para áreas de Ciências Exatas. Diversas pesquisas já mostraram que o aprendizado é mais efetivo quando atividades práticas estão envolvidas no processo. Dessa forma, em uma das aulas, por exemplo, exploramos como se calcula a posição e velocidade do robô e, para isto, são usados conceitos básicos de Física e Matemática, explica.
Aroca também acredita que, com o passar do tempo, os alunos ficam mais confiantes e entendem que podem construir e programar um robô sozinhos, desenvolvendo programas que leem sensores e acionam atuadores. Com as discussões em sala baseadas nos projetos construídos, eles puderam perceber como é interessante seguir uma profissão nas áreas de Ciências Exatas, já que tais carreiras são vistas com certo receio por alguns alunos, afirma. Outro ponto exercitado é a capacidade de resolver problemas, utilizada à cada tarefa proposta e aumentando ainda mais o conhecimento sobre diversos assuntos.
O docente também ressalta que o projeto promove benefícios mútuos, já que aproxima a UFSCar das escolas, dando a oportunidade aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de interagirem com professores e alunos da Universidade. Por outro lado, a atividade também é positiva para a comunidade acadêmica da UFSCar, pois os voluntários se envolvem e têm a possibilidade de criar materiais didáticos multidisciplinares, ministrar aulas e desenvolver módulos, sensores, atuadores e outros dispositivos robóticos para uso em aula, aponta.
No total, cerca de 60 alunos da Escola Estadual Esterina Placco participaram das primeiras tarefas do projeto, sendo que 23 o concluíram. A atividade Robótica na escola: inclusão digital e popularização das engenharias" contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar; da empresa PETE, que doou kits de robótica educacional para a Universidade; da Diretoria de Ensino de São Carlos; e da equipe de direção e coordenação da Esterina Placco.
Segundo o professor, projetos práticos como este são promovidos pelo Grupo de Robótica da UFSCar e a expectativa é oferecer estas atividades todos os anos. Para isso nós dependemos de alunos voluntários da UFSCar dispostos a aprender mais sobre o assunto e colaborar como professores ou monitores nas escolas, adianta Aroca. O convite está aberto aos estudantes da Universidade, que podem manifestar interesse enviando um email para aroca@ufscar.br.
09/12/2015
9:10:00
06/01/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Pesquisador, Visitante
Alunos do Ensino Médio em aula prática de robótica promovida pela UFSCar. Foto: Vanessa Brasil
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