Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física apresenta primeiras defesas de dissertações

São Carlos
No dia 21 de dezembro ocorrem as primeiras defesas de dissertações de alunos do polo São Carlos, com sede na UFSCar, do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física, o MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional proposto pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior distribuídas em todas as regiões do País.

A primeira apresentação ocorre a partir das 9 horas, com a defesa da dissertação “A construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para ensinar relatividade utilizando animações e o game "A Slower Speed of Light”, desenvolvida por Bruno Marconi Riboldi. O trabalho aborda temas como dilatação temporal, contração do espaço, invariância da velocidade da luz e a simultaneidade de eventos relativísticos para construir uma unidade de ensino que favoreça o aprendizado de conceitos da física moderna e contemporânea no ensino médio. A partir das 14h30, João Paulo Martins Tobaruela Ortiz apresenta a sua dissertação “Ensinando o conceito de campo elétrico a partir do fenômeno do raio”, com a proposta de abordar o conceito de campo elétrico a partir de fenômenos conhecidos pelos alunos, como os raios provocados por descargas elétricas na atmosfera. Ambos trabalhos foram orientados pelo professor Nelson Studart Filho, do Departamento de Física da UFSCar e atualmente professor visitante da UFABC. As duas defesas ocorrem  na Sala de Seminários André Swieca, no Departamento de Física (DF), localizado na área norte do campus de São Carlos da UFSCar.

Os dois mestrandos concluintes do polo de São Carlos são da primeira turma do MNPEF, lançado em 2013 como resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a CAPES. Na opinião do professor Studart, que é vice-coordenador do programa, o MNPEF tem apresentado considerável impacto na formação de professores com 63 polos espalhados por todo país com mais de 700 professores matriculados, aprimorando seus conhecimentos e sua prática docente. O polo de São Carlos, coordenado pela professora do DF Ducinei Garcia, contará com mais cinco defesas de dissertações nos próximos meses. "A capacitação promovida pelo curso tem favorecido uma visão transformadora na forma de ensinar desses professores, indo além do conteúdo curricular da Física", analisa a docente.

Informações adicionais sobre o MNPEF podem ser encontradas no site da SBF, em www.sbfisica.org.br/~mnpef/.
17/12/2015
13:00:00
22/12/2015
0:01:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
Estudante, Pesquisador
As defesas das dissertações ocorrem no dia 21 de dezembro no Departamento de Física
8102