Orquestra da UFSCar busca apoio via Lei Rouanet

Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
A Orquestra Experimental da UFSCar vai completar 25 anos em 2016 e, para marcar a data, já iniciou os preparativos e lançou o projeto "Amigos da Orquestra" para incentivar as contribuições de pessoas físicas e jurídicas por meio da Lei Rouanet.

“O contribuinte deduz no Imposto de Renda do ano seguinte. Pessoas físicas podem contribuir com até 6% do imposto devido e pessoas jurídicas com até 4%. Qualquer quantia é bem-vinda”, explica a diretora executiva da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, Lourdes de Souza Moraes. A FAI é a proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura.

A Orquestra Experimental da UFSCar é formada por 100 músicos. O objetivo de angariar recursos é manter e aumentar as atividades. “O custo de uma viagem da Orquestra é alto, sem contar a manutenção dos instrumentos, a compra de novos arranjos, entre outras necessidades”, destaca a regente Carol Joly.

A Orquestra está inserida no programa de Educação Musical do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Sua atuação é na formação de novos músicos, mas também na formação do público em geral. “Priorizamos a música brasileira, tanto popular quanto erudita, com objetivo de valorizar e divulgar nossa própria cultura”, salienta.

Ao longo destes anos, o trabalho da Orquestra foi reconhecido e elogiado por inúmeros artistas do cenário cultural brasileiro, o que proporcionou shows com Oswaldinho do Acordeom, Paulo Moura, Ivan Vilela, Mozart Terra, Adalto Soares, entre outros. A Orquestra foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Internacional da ISME (International Society for Music Education), em Porto Alegre, tocou no Festival de Inverno de Gramado e fez campanhas culturais para a Coca-Cola e EPTV Central, emissora filiada à Rede Globo.

Como ser um Amigo da Orquestra - Para contribuir com a Orquestra basta fazer um depósito identificado no Banco do Brasil (Ag. 1888-0, conta 000000282839) e enviar um email para cultura@fai.ufscar.br com recibo do depósito. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido e as jurídicas até 4%. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3351-9000.

Como contrapartida deste projeto da Lei Rouanet, a Orquestra fará diversas apresentações em 2016 nas cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba, Buri e Campina do Monte Alegre, além de abrir ensaios para o público em geral e ensaios específicos para pessoas portadoras de necessidades especiais. "Temos um plano de marketing para dar visibilidade às empresas que apoiarem a Orquestra", finaliza Lourdes.
18/12/2015
9:35:00
Rogério Gianlorenzo
Não
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
teste
8106