UFSCar oferece primeiro curso do Brasil em Sociologia da Infância
Araras, Sorocaba, São Carlos
A criança produz conhecimento? Na infância, somos apenas seres biológicos ou atores sociais? Que as crianças são influenciadas pela sociedade é certo, mas e o contrário? Compreender o mundo pela perspectiva da criança é um campo teórico já consagrado internacionalmente, mas ainda carente de formação específica no Brasil.
A Sociologia da Infância é um ramo da ciência que avança na Europa, em especial em Portugal, França e Inglaterra, explica a professora Anete Abramowicz, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, que oferecerá, a partir de abril, o primeiro curso de especialização do Brasil em Sociologia da Infância.
De acordo com Anete, há muitos pesquisadores brasileiros atuando nesta área, mas faltam cursos para a formação específica. O conceito da infância como experiência fundamental da existência é relativamente novo, a mentalidade dominante é que somos uma sociedade de adultos, explica a professora. Por isso nos surpreendemos ainda com a inserção e a importância social das crianças, completa.
O curso de especialização será oferecido em dois módulos Fundamentos Epistemológicos e Tópicos Especiais em Sociologia da Infância. O objetivo é subsidiar a formação inicial e continuada de profissionais da Educação, da Sociologia e da Educação Infantil, além de oferecer base teórica e metodológica para novos estudos.
Docentes da UFSCar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) irão ministrar disciplinas nas áreas de Sociologia, Antropologia, História da Infância, Relações Raciais e Estudos de Bebês.
São ofertadas 80 vagas e a carga horária é de 360 horas. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas, entre os dias 8 de abril de 2016 a 31 de dezembro de 2017. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º de fevereiro e 25 de março, na Sala de Especialização do Centro de Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, localizada na área Sul do Campus São Carlos, com a servidora Magda Dovigo. Os valores do investimento e outras informações podem ser obtidos pelo telefone (16) 3351-8409.
A Sociologia da Infância é um ramo da ciência que avança na Europa, em especial em Portugal, França e Inglaterra, explica a professora Anete Abramowicz, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, que oferecerá, a partir de abril, o primeiro curso de especialização do Brasil em Sociologia da Infância.
De acordo com Anete, há muitos pesquisadores brasileiros atuando nesta área, mas faltam cursos para a formação específica. O conceito da infância como experiência fundamental da existência é relativamente novo, a mentalidade dominante é que somos uma sociedade de adultos, explica a professora. Por isso nos surpreendemos ainda com a inserção e a importância social das crianças, completa.
O curso de especialização será oferecido em dois módulos Fundamentos Epistemológicos e Tópicos Especiais em Sociologia da Infância. O objetivo é subsidiar a formação inicial e continuada de profissionais da Educação, da Sociologia e da Educação Infantil, além de oferecer base teórica e metodológica para novos estudos.
Docentes da UFSCar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) irão ministrar disciplinas nas áreas de Sociologia, Antropologia, História da Infância, Relações Raciais e Estudos de Bebês.
São ofertadas 80 vagas e a carga horária é de 360 horas. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas, entre os dias 8 de abril de 2016 a 31 de dezembro de 2017. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º de fevereiro e 25 de março, na Sala de Especialização do Centro de Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, localizada na área Sul do Campus São Carlos, com a servidora Magda Dovigo. Os valores do investimento e outras informações podem ser obtidos pelo telefone (16) 3351-8409.
20/01/2016
17:00:00
26/03/2016
0:01:00
Rogério Gianlorenzo
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
O curso busca compreender o mundo pela visão da criança. Foto: FAI/UFSCar
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