UFSCar forma a primeira turma de pós-graduação em autismo do Brasil

São Carlos
No dia 23 de janeiro, o Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), localizado junto ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, realiza a cerimônia de encerramento da primeira turma de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo do Brasil. No total, estão se formando 73 especialistas de diversos lugares do País. “O ponto alto dentre os alunos da primeira turma foi a motivação para o trabalho com o autismo, além de seus enormes empenhos e a multiplicidade de suas origens geográficas e de formação profissional”, comenta o professor Celso Goyos, do DPsi e coordenador do laboratório.

De acordo com o professor, os Transtornos do Espectro Autista (TEA) afligem um número muito alto de indivíduos no mundo. Calcula-se que em torno de 1,5% da população mundial esteja afetada, sem distinção de locais, classes ou raças. Em um país como o Brasil, isto representa cerca de três milhões de pessoas. Com base nesses dados, o LAHMIEI se empenhou em desenvolver e oferecer este curso. “Sabemos que é possível interferir no curso do desenvolvimento do TEA e amenizar, ou mesmo solucionar, os prejuízos advindos de tal condição. Mas, para isto, é preciso que existam profissionais capacitados para atender esta imensa demanda. O maior número de profissionais capacitados, além de oferecer serviços mais adequados à população, diminuirá drasticamente os custos com o tratamento que, no momento, é bastante expendioso”, explica.

Com uma experiência de mais de 40 anos na área de Análise do Comportamento Aplicada aos vários tipos de atrasos de desenvolvimento, o Instituto é um dos poucos grupos no País que se dedica a este tipo de pesquisa. No entanto, junto às pesquisas, caminham também os serviços à comunidade, além de atividades acadêmicas. Por isso, o LAHMIEI está em uma condição excepcional e extremamente privilegiada para oferecer este curso de especialização. “Nesta primeira turma, tivemos alunos de várias partes do Brasil, o que nos permite alastrar o conhecimento para fora das fronteiras do Estado de São Paulo. As expectativas são as melhores possíveis, pois pretendemos dar continuidade e ampliar este projeto em alcances geográfico e social. Certamente a continuada formação acadêmica desses profissionais será fundamental para a melhoria do atendimento da população com autismo”, ressalta Goyos.

Com o intuito de divulgar os projetos desenvolvidos por esta turma de pós-graduação, além da formatura, o LAHMIEI promove, também no dia 23, a “I Mostra de Trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa”. O evento apresenta trabalhos científicos desenvolvidos ao longo de 24 meses de estudos, pesquisa e dedicação por parte de cursistas provenientes de grande parte do Estado de São Paulo e de outras regiões do País. Os trabalhos a serem apresentados culminam em uma variedade de assuntos sobre o tema de pessoas com transtorno do espectro autista ou com atraso no desenvolvimento. “A multiplicidade de temas que poderão ser conferidos certamente é capaz de atrair um público com interesses variados e distintas visões. Estes trabalhos certamente contribuem para a socialização do conhecimento produzido”, acredita Goyos. Neste sentido, a mostra visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre colegas, profissionais de áreas distintas e  todos os que se interessam por temáticas relacionadas ao autismo.

A cerimônia de encerramento da primeira turma do curso e a “I Mostra de Trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa” são abertas a todos os interessados, gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e acontecem das 9 às 14 horas no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas no site do LAHMIEI ou pelo email autismoufscar@gmail.com.

Inscrições para nova turma
O LAHMIEI também está com inscrições abertas para a próxima turma. As vagas são para profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito, áreas afins e pais/educadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo/Desenvolvimento Atípico. Os interessados podem se inscrever pelo email autismoufscar@gmail.com e mais informações sobre o curso, como datas, documentos para inscrição e valores podem ser obtidas no site do LAHMIEI.
22/01/2016
13:00:00
29/01/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Sim
Não
Estudante, Visitante
Edifício Carolina Bori, Instituto Lahmiei, na UFSCar. Foto: Divulgação
8147