Núcleo Ouroboros da UFSCar abre vagas para curso de áudio-descrição

São Carlos
O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, está com inscrições abertas para o primeiro curso de áudio-descrição, técnica que consiste em descrever uma imagem com palavras, de modo a ser entendida por quem não a vê. O recurso pode ser utilizado em diversas situações como, por exemplo, filmes, fotos e redes sociais que tenham imagens, de modo a tornar a imagem acessível a todos que queiram visualizá-la.

O curso “Introdução à áudio-descrição” acontece de 26 a 28 de fevereiro e será ministrado por Rosa Matsushita, jornalista e áudio-descritora especializada em tradução visual para cinema, seminários, shows, missas, livros didáticos e paradidáticos, museus, exposições e fotos. Os objetivos são qualificar áudio-descritores para a realização da tradução de imagens estáticas e dinâmicas, qualificar pessoas cegas e com baixa visão a fim de se tornarem consultores em áudio-descrição e promover a acessibilidade.

A coordenadora do Ouroboros, Karina Omuro Lupetti, explica que o Núcleo desenvolve várias ações relacionadas à áudio-descrição. “Em 2009, o Ouroboros criou o Grupo Olhares e, desde então, realiza atividades inclusivas com pessoas com deficiência visual”, explica. Além disso, Lupetti utiliza o recurso da áudio-descrição na Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Ciência Gourmet”, na qual os filmes apresentados são áudio-descritos às pessoas com deficiência visual. “Para auxiliar na condução da atividade e certificar outras pessoas que queiram utilizar a técnica, o Ouroboros está oferecendo o curso ao público interessado”.

O curso terá 80% de atividades práticas. Os encontros acontecem das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas nos dias 26 e 27 de fevereiro e das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas no dia 28, no Auditório Mário Tolentino, no DQ, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. 

São pré-requisitos para participar do curso ter Ensino Médio completo e bom conhecimento da Língua Portuguesa e da nova ortografia. O valor das inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, é R$ 50. As vagas são limitadas e os certificados de participação serão emitidos pelo Projeto Um Novo Jeito de Olhar. Para se inscrever é preciso enviar um email para teatroolhares@gmail.com, com o assunto "Inscrição para o curso de AD – fevereiro/2016", e com os dados: nome completo, formação, número de telefone fixo, número de celular e endereço de email.
25/01/2016
8:43:00
07/02/2016
20:00:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Curso de áudio-descrição ocorre em fevereiro no Departamento de Química. Foto: Heber Macedo
8148