Curso de Gerontologia realiza Oficina de Prevenção de Quedas

São Carlos
O curso de Gerontologia da UFSCar, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e a Prefeitura Municipal de São Carlos, realiza desde o dia 13 de janeiro, as Oficinas de Prevenção de Quedas para Idosos. As atividades são realizadas desde 2012, e o grupo já atendeu 150 pessoas.

As Oficinas são ministradas nas Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim São Carlos (Rua 13 de Maio, 1.173), às 14h30, às quartas-feiras; Unidade Básica de Saúde (UBS) BotaFogo (Avenida José Pereira Lopes, 1.650) às 13h30, às terças-feiras; UBS Redenção (Rua Desembargador Julio De Faria, 1.700), todas as terças-feiras, às 17 horas; e USF Joquei-Guanabara (Rua Rio Araguaia,750) às quartas-feiras, ainda sem horário definido.

Atualmente no Brasil o número de quedas de idosos tem sido considerado uma epidemia, pois acredita-se que um terço da população idosa (acima de 60 anos) cai ao menos uma vez ao ano e esse índice aumenta para 50% nos idosos acima de 80 anos. As quedas podem acarretar, dentre outros desfechos, em novas quedas, medo de cair, fraturas e até óbito. É importante que o idoso e a sua família saibam que após a queda é preciso procurar a equipe de saúde para que se evitem novas ocorrências, pois mais de dois terços dos idosos que relatam uma queda cairão novamente nos próximos seis meses.

As oficinas têm duração de uma hora e meia por semana, sendo os primeiros 30 minutos dedicados às atividades cognitivas que estimulam a atenção e a memória, ministradas por um grupo de alunos e professores do curso de Gerontologia da UFSCar. O tempo restante da oficina é ministrado pelo fisioterapeuta da Unidade, com auxílio da equipe da Universidade, e dedicado à atividade física que estimula o equilíbrio.

Qualquer pessoa acima de 60 anos pode participar das oficinas na Unidade mais próxima de sua casa. Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Básicas participantes ou pelos emails kagramanis@yahoo.com.br (Karina Gramani Say, docente do Departamento de Gerontologia) ou julia_palombo@yahoo.com.br (Júlia Palombo Silvano, aluno do curso de Gerontologia) ou pelo telefone (16) 3306-6667.
29/01/2016
11:40:00
14/02/2016
0:01:00
Mariana Ignatios
Não
Não
Visitante
(Foto cedida) Cerca de 150 idosos já participaram das oficinas desde 2012
8161