Calourada UFSCar recepciona alunos com campanhas solidárias e palestras de conscientização

São Carlos
A partir do dia 29 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar promove uma série de atividades que compõem a Calourada 2016, evento realizado anualmente com o intuito de apoiar ações de integração que buscam realizar o acolhimento, o compartilhamento de informações e a interação entre os alunos de seus campi, promovendo iniciativas que envolvam áreas como cultura, esporte e ações sociais.

“A Calourada visa acolher os novos estudantes na vida acadêmica e na comunidade universitária, assim como colaborar com os estudantes de diversos pontos do Estado e do País na adaptação às cidades onde estão chegando, uma vez que parte das ações estão ligadas às comunidades dos municípios onde se localizam seus campi”, afirma Rubens Durães, assistente administrativo da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidade (Caape) da ProGrad.

Entre os dias 29 de fevereiro e 4º de março, os quatro campi da Universidade – São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino – promovem palestras de conscientização e que envolvem informações sobre as coordenações de cursos, os centros acadêmicos, o Diretório Central de Estudantes (DCE) e a Atlética. Além disso, cada Campus da UFSCar possui uma programação própria – disponível em www.calourada.ufscar.br – com atividades que vão até meados de abril. “A cada ano, a ProGrad tem se sensibilizado sobre a importância da recepção aos ingressantes na Universidade, pois entende que a Calourada é o momento oportuno para que ocorram ações informativas, de acolhimento e de integração de calouros com a Comunidade da UFSCar – alunos e servidores técnico-administrativos e docentes – e com a comunidade das cidades nas quais tem Campus”, ressalta a professora Zaira Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade.

Dentre diversas ações que acontecem ao longo do mês de março, destaca-se a Campanha Solidária, organizada pela professora Zaira e realizada no Campus São Carlos. A atividade engloba dois eventos, sendo um deles a doação de gêneros alimentícios e de produtos de higiene, que serão destinados ao Posto de rua Eurípedes Barsanulfo, voltado ao atendimento fraterno às pessoas em situação de rua, e à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os postos de coletas podem ser acessados neste link e as doações podem ser feitas até o dia 20 de março.

Outra atividade que compõe a Campanha Solidária envolve a doação de cabelo para a produção de perucas a serem doadas a pacientes com câncer. Esta é uma ação desenvolvida pelo Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP). A doação de cabelos – que precisam ser de mechas com, no mínimo, 15 cm de comprimento – pode ser feita em dois dias: 1º de março, das 18 às 21 horas, no Anexo do Anfiteatro Bento Prado, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar; e no dia 5 de março, entre 9 e 13 horas, na Praça do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos. Nestes dois dias também haverá cabeleireiros voluntários para os que se interessarem em cortar o cabelo na hora.

Segundo a professora Zaira, estas ações são importantes para despertar o olhar crítico, porém solidário, dos envolvidos. “Estão convidados para participar das duas campanhas todos os que se sentirem sensibilizados pela causa”, informa. Na opinião de Rubens, para a maioria dos estudantes o ingresso num curso de graduação representa, também, a entrada na vida adulta. “Neste sentido, as ações solidárias chamam a atenção destes jovens para questões humanitárias e para a sua participação efetiva como cidadão em atividades que visem o bem comum”, aponta. Mais informações sobre a Campanha Solidária podem ser obtidas na página do Facebook do evento.

Ainda no Campus São Carlos ocorrem palestras informativas e de conscientização sobre diversas temáticas, como “Assistência Estudantil” e “O uso do álcool dentro de limites de baixo risco”. Também no escopo da Calourada acontece a divulgação do programa "UFSCar contra Aedes", que integra o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika e é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade, além da realização de feiras acadêmicas e eventos sobre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e seus Departamentos. “As Aulas Magnas com o Reitor, as feiras com os departamentos de ensino e as palestras da ProACE são de suma importância para que o ingressante entenda a grandiosidade da UFSCar como uma das principais Instituições de Ensino Superior Público do País. Também são essenciais para evidenciar o investimento que está sendo feito para que ele conquiste os seus sonhos acadêmicos e profissionais”, ressalta Rubens.

De acordo com o servidor, “a UFSCar se orgulha de ter a sociedade brasileira representada entre os seus estudantes, que vêm de diferentes regiões do Brasil e do mundo, de diferentes classes sociais, origens religiosas e etnias, valorizando os princípios de equidade pelos quais trabalhamos”. Com a Calourada 2016, a UFSCar incentiva ações solidárias, esportivas e que visam o bem-estar do estudante, repudiando qualquer tipo de ato violento e de constrangimento. O Regimento da Universidade prevê sanções disciplinares para comportamento inadequado e a UFSCar também possui a Ouvidoria, canal para a apresentação de denúncias de casos que envolvam trotes ou outros comportamentos violentos, degradantes ou discriminatórios. O contato pode ser feito pelo site www.ouvidoria.ufscar.br.

Organizada pela ProGrad, a Calourada 2016 também conta com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), ProACE, Pró-Estudo, Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) e Biblioteca Comunitária (BCo). Além das atividades divulgadas em www.calourada.ufscar.br, o evento abrange programações específicas de cada curso. Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação ou à secretaria do curso.
25/02/2016
13:00:00
21/03/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante
Calourada UFSCar recepciona alunos com campanhas solidárias e palestras de conscientização
8219