Campus Lagoa do Sino da UFSCar realiza atividades para receber novos estudantes

Lagoa do Sino
Com o intuito de promover a integração e dar as boas vindas aos calouros, a UFSCar realiza a tradicional Calourada, que contará com atividades nos quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, a partir do dia 29 de fevereiro.

As atividades no Campus Lagoa do Sino têm início às 8 horas com a confirmação de matrícula dos ingressantes deste ano, no prédio do Restaurante Universitário (RU). Em 2016, além dos cursos de graduação que já eram oferecidos (Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos), o Campus passou a contar com dois novos cursos: Ciências Biológicas, com 40 vagas, e Administração, com 50 vagas, ambos ofertados em turno integral, com projetos pedagógicos inovadores e alinhados com aspectos que já vêm sendo trabalhados pelo Campus. Todos eles estão ligados ao Centro de Ciências da Natureza (CCN). Ainda no dia 29/2, a partir das 14 horas, no bloco de salas de aula, acontece breve apresentação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Atlética, dos centros acadêmicos (CAs) e do Levante Popular da Juventude. Em seguida estão programadas gincanas, jogos e atividade de integração.

No dia 1/3, às 8 horas, também no prédio do RU, será feita a apresentação da direção e do vídeo institucional. Em seguida, no bloco de salas de aula, as coordenações de curso se apresentam. No período da tarde, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Campina do Monte Alegre, haverá solenidade com autoridades municipais e serão ministradas as palestras "Universidade, preconceito e trote", com o professor Oriowaldo Queda, "Doação da Fazenda Lagoa do Sino para a UFSCar e o Movimento de Cidadania de Campina do Monte Alegre", com o presidente do Movimento Cidadania Campina do Monte Alegre, Messias Barboza, e "Racismo, questões de gênero e o feminismo: breve história e poder de transformação", com a jornalista Inês Castilho.

O tema Sistema Alimentar internacional e local dá início à programação do dia 2/3, às 8 horas, e será apresentado na saída do bloco de salas de aula e na Fazenda da Prefeitura de Campina do Monte Alegre. O período da tarde é reservado à atividade de integração Caça ao Tesouro, no Centro de Convenções de Campina do Monte Alegre.

A programação da semana termina no dia 3/3. No período da manhã, das 8 às 12 horas, a Secretaria de Assuntos Comunitários e Estudantis (SeACE) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, em parceria com a Prefeitura de Campina do Monte Alegre, realiza um trote solidário em combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, do zika vírus, da febre amarela e do chikungunya). Os calouros, acompanhados dos Agentes Comunitários de Saúde, serão divididos em equipes e irão percorrer a cidade entregando folhetos informativos e dando orientações de combate ao mosquito. As equipes se reúnem no Centro de Convenções de Campina do Monte Alegre às 7h30. Também neste local, às 12 horas, será realizado o almoço tropeiro e, em seguida, visita ao Museu da Revolução de 1932 e tropeirismo.

A Calourada continua no dia 17 de março, a partir das 9 horas, na sala 102, com apresentação da SeACE e palestra e roda de conversa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e métodos anticoncepcionais. No dia 6 de abril estão programadas a Feira Acadêmica, uma aula magna e palestra e entrega de canecas, no RU do Campus. E no dia 2 de junho já está programado um passeio ciclístico na Fazenda Lagoa do Sino. Além disso, será agendada uma data ainda no primeiro semestre para o plantio de mudas nativas na Fazenda envolvendo estudantes e servidores do Campus. A programação completa pode ser conferida no site do Campus Lagoa do Sino.

Com a Calourada 2016, a UFSCar incentiva ações solidárias, esportivas e que visam o bem-estar do estudante, repudiando qualquer tipo de ato violento e de constrangimento. O Regimento da Universidade prevê sanções disciplinares para comportamento inadequado e a UFSCar também possui a Ouvidoria, canal para a apresentação de denúncias de casos que envolvam trotes ou outros comportamentos violentos, degradantes ou discriminatórios. O contato pode ser feito pelo site www.ouvidoria.ufscar.br.
26/02/2016
13:00:00
07/04/2016
0:01:00
Fabricio Mazocco
Sim
Não
Estudante
Campus Lagoa do Sino recebe novos estudantes. Foto: CCS
8229