Programa Sapiência divulga atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFSCar

Araras, Sorocaba, São Carlos
Como parte de sua nova grade de programação para 2016, a Rádio UFSCar, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade, produz o Sapiência, programa voltado à divulgação científica com o intuito de trazer aos ouvintes informações acessíveis sobre as pesquisas desenvolvidas nos Centros Acadêmicos dos quatro campi da UFSCar – São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino – e suas aplicações no dia a dia. A atração também aborda atividades de ensino e extensão – algumas, inclusive, abertas às comunidades interna e externa – com o intuito de mostrar a produção do conhecimento dentro da Universidade.

Em seu programa de estreia, veiculado no dia 16 de março, o Sapiência trouxe um debate sobre a informalidade no mercado do trabalho e o uso das redes sociais virtuais, assunto explorado em diversas pesquisas no Campus São Carlos. A atração também falou sobre sensores inovadores desenvolvidos no Campus Araras para a detecção de doenças, como Parkinson e anemia falciforme, e também para avanços ambientais, como detecção de pesticidas e metais pesados. Outro assunto abordado no primeiro programa foi a construção do baja, um carro para percursos irregulares criado por alunos dos cursos de Engenharia do Campus São Carlos e que permite estreitar as relações dos conhecimentos teóricos e práticos e também fortalecer o empreendedorismo, a criatividade e trabalho em equipe.

Em seu segundo programa, transmitido no dia 23 de março, o Sapiência fala sobre uma pesquisa realizada no Campus Sorocaba sobre o preconceito contra homossexuais nas escolas. Além disso, a atração aborda uma descoberta dos lagartos Teiús, espécie de réptil tipicamente brasileira. Pesquisadores do Campus São Carlos da UFSCar, em parceria com cientistas da Unesp e de duas universidades Canadenses – The University of British Columbia e Brock University –, descobriram que esse réptil é capaz de controlar sua própria temperatura corporal e sem ajuda de fontes de calor externas, ao contrário do que se acreditava. Os detalhes deste estudo são explicados no Sapiência. Por fim, o próximo programa também fala sobre um projeto de extensão realizado no Campus Lagoa do Sino que objetiva ensinar aos comerciantes de três cidades da região – Angatuba, Buri e Campina do Monte Alegre – boas práticas de manipulação de alimentos, promovendo uma interação direta da comunidade acadêmica com a sociedade.

O programa Sapiência pode ser ouvido semanalmente às quartas-feiras, a partir das 11 horas, pela Rádio UFSCar, sintonizada em 95,3 FM para São Carlos e região, e por meio do site www.radio.ufscar.br para todo o mundo. A nova programação completa da Rádio UFSCar também pode ser conferida em seu site.
18/03/2016
10:16:00
28/03/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Programa Sapiência divulga atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFSCar de maneira acessível
8312