Empresa Júnior da UFSCar realiza Projeto Resgate para coletar resíduos

São Carlos
Ainda nos dias atuais, nos quais se tem muito mais acesso à informação, ocorre diariamente o descarte errôneo de embalagens e produtos. Tal atividade contínua, além de grande desperdício, causa impacto ao meio ambiente e vastos problemas. Esponjas utilizadas para lavar louça, que têm um tempo de uso limitado em torno de quatro semanas, e instrumentos de escrita usados, como lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores e suas respectivas embalagens, são exemplos de materiais que corriqueiramente são descartados de forma inadequada. Com o objetivo de coletar esses resíduos - que são difíceis de reciclar e normalmente também são dispensados por cooperativas de reciclagem - para serem transformados em novos produtos, a Consultoria & Soluções em Biotecnologia Jr., empresa júnior do curso de bacharelado em Biotecnologia da UFSCar, lançou no mês de março o Projeto Resgate CSB.

Por meio da disposição de pontos de coleta desses materiais, o Projeto gera benefícios ao meio ambiente dando um destino correto para esses resíduos com o intuito de transformá-los em produtos sustentáveis, e também permite que os consumidores se engajem em uma causa social, já que o Resgate CSB poderá ajudar escolas e organizações sem fins lucrativos. Esse apoio se concretizará uma vez que todos os itens arrecadados serão convertidos em pontos, correspondentes a um valor monetário a ser doado para as instituições. A ação é possibilitada pela parceria entre a empresa júnior da UFSCar, patrocinada pelas empresas Scotch-Brite, fabricante de produtos para limpeza, e Faber-Castell, que custeiam a reciclagem dos materiais pela companhia TerraCycle. Com os itens coletados serão criados produtos verdes, que vão desde bancos de jardim até mochilas, por exemplo.

A TerraCycle, ao receber os resíduos, verificará sua quantidade e computará os pontos de acordo com os produtos recebidos. No caso das esponjas, para cada 8,5 gramas de resíduo enviado, que é o peso médio de uma unidade, o Projeto Resgate CSB recebe quatro pontos, que equivalem a R$ 0,04. Já no caso dos instrumentos de escrita, para cada 12 gramas de resíduo enviado, também peso médio de uma unidade, o projeto recebe dois pontos, que equivalem a R$ 0,02. Acumulado o dinheiro, serão feitas as doações para as entidades que ainda serão definidas pelo Projeto. Os resgates efetuados até o dia 30 de abril serão revertidos em doações entre os meses de junho e julho. Já os resgates efetuados até 31 de outubro serão convertidos entre novembro e dezembro.

É importante ressaltar que podem ser coletadas esponjas e instrumentos de escrita usados e suas respectivas embalagens não apenas das marcas patrocinadoras do projeto, mas de todas as marcas do mercado. No Campus São Carlos da UFSCar, os pontos de coletas estão localizados nos edifícios de aulas teóricas AT 3, 4, 5, 7, 8, e 9; na Biblioteca Comunitária (BCo); nos Departamentos de Química (DQ), Engenharia Química (DEQ), Engenharia de Materiais (DEMa), e Genética e Evolução (DGE); no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e na Moradia estudantil.

Mais informações pelo site www.csbjr.ufscar.br/projeto-resgate-csb/inicio.
23/03/2016
9:07:00
01/04/2016
0:01:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Empresa Júnior da UFSCar lança Projeto Resgate para coletar resíduos
8339