Curso pioneiro em Sociologia da Infância tem início na UFSCar

São Carlos
O primeiro curso em Sociologia da Infância oferecido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar teve início no dia 9 de abril com aula inaugural proferida pelo professor César Donizetti Leite, da Unesp de Rio Claro. “Tínhamos uma expectativa grande por ser o primeiro curso do Brasil mas, felizmente, a procura foi excelente”, destaca Anete Abramowicz, docente do DTPP e responsável pelo curso. Ao todo, 60 estudantes se inscreveram de várias cidades do Estado, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo, entre outras. “O número de inscritos mostra que havia demanda para este curso”, salienta a professora.

A Sociologia da Infância busca compreender a maneira pela qual a criança impacta e é impactada pela realidade social. Esse ramo da ciência estuda a criança como produtora de conhecimento e capaz de influenciar a sociedade a partir do seu modo de agir e protagonismo. No Brasil, segundo Anete, há vários pesquisadores que já atuam na área, mas ainda faltam cursos para a formação específica e que possam capacitar os profissionais que atuam nas escolas, creches, unidades de saúde, nas políticas públicas que fazem a análise dos indicadores sociais, nas pesquisas, além de outros setores.

Docentes da UFSCar, da Unicamp, da USP e da Universidade Federal Fluminense (UFF) irão ministrar disciplinas nas áreas de Sociologia, Antropologia, Geografia, História da Infância, Relações Raciais e Estudos de Bebês. A carga horária será de 360 horas, com aulas aos sábados até o dia 31 de dezembro de 2017.
12/04/2016
16:00:00
Rogério Gianlorenzo
Não
Não
Estudante
Profissionais de várias áreas são os alunos do curso Foto: FAI.UFSCar
8421