Engenharia Mecânica da UFSCar é pioneira no ensino de manufatura aditiva

O curso de Engenharia Mecânica da UFSCar é pioneiro no oferecimento de uma disciplina relacionada à utilização de impressoras 3D no processo de manufatura aditiva. Coordenada pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) Carlos Ventura e Rafael Aroca, a disciplina “Introdução à Manufatura Aditiva” aborda conceitos e atividades práticas, que incluem a utilização de impressoras 3D por extrusão de polímero para produção e teste de peças, além de visitas e palestras de especialistas na área. “Embora a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, venha recebendo grande destaque na mídia há vários anos, não se tem notícia do oferecimento de disciplinas relacionadas à ela em âmbito de graduação no Brasil”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UFSCar e o professor do DEMec, Armando Ítalo Sette Antonialli. 

A manufatura aditiva é um processo em várias camadas de um material, que pode ser um polímero, que são depositadas até que a peça com características previamente definidas seja formada. O professor Ventura destaca que a manufatura aditiva é um processo produtivo que tende a crescer, pois possibilita a construção de peças com características bem específicas. “O processo ainda é relativamente novo, mas tem se expandido rapidamente. A utilização das impressoras 3D possibilita, por exemplo, a produção de peças customizadas, que muitas vezes é mais caro pelos métodos de produção em massa”, salienta o docente.

Durante as aulas são abordados diversos conteúdos, como os processos de fabricação convencionais e materiais utilizados, introdução aos processos aditivos, softwares utilizados e conceitos de programação aplicados à impressão 3D, polimerização, sinterização, fusão seletiva, extrusão, união com ligantes, camadas laminadas, potenciais e estratégias para uso da impressão 3D, propriedades mecânicas de peças impressas.

Para o professor Aroca, é importante apresentar aos alunos de graduação os conceitos e práticas relacionadas à produção com impressoras 3D. “Estivemos em um evento nacional, o Inside 3D Printing, e foi muito discutida a necessidade de incluir a manufatura aditiva como matéria obrigatória em todos cursos de Engenharia. Isto não foi opinião nossa, mas de vários professores durante o evento”, afirma o docente.

Atualmente, a atividade é direcionada aos alunos do curso de Engenharia Mecânica, mas caso haja demanda, as aulas podem ser oferecidas aos graduandos de outros cursos. “Hoje, ela figura como disciplina optativa do curso de Engenharia Mecânica, mas pode vir a ser oferecida a alunos de outros cursos da UFSCar que demonstrem interesse pelo assunto”, adianta o professor Antonialli. 

Mais informações sobre as atividades relacionadas com manufatura aditiva realizadas no DEMec podem ser obtidas pelos emails ventura@ufscar.br e aroca@ufscar.br.
14/04/2016
11:49:00
25/04/2016
0:01:00
Enzo Kuratomi
Sim
Sim
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Processo de manufatura aditiva envolve aplicação de camadas de polímeros. Foto: Enzo Kuratomi
8431