Campus Araras terá Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Araras, São Carlos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nos últimos dias a aprovação de mais um curso de pós-graduação da UFSCar, o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, com sede no Campus Araras.
A proposta de criação do novo curso foi aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPG) da UFSCar em junho do ano passado, e encaminhada à Capes, que aprovou outros dois cursos de mestrado e dois de doutorado a partir das propostas de 2015. Com os novos cursos, a UFSCar soma o total de 44 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 30 doutorados em seus campi, além da participação em dois outros mestrados profissionais em rede nacional. No Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Araras, trata-se do quarto curso de mestrado.
O coordenador da proposta, Estéfano Vizconde Veraszto, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME), destaca que a criação de um programa de pós-graduação na área de Ensino agrega várias ações que o corpo docente dos cursos de licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Química tem desenvolvido no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. "Esses cursos do CCA são relativamente novos. No decorrer dos anos, percebemos uma crescente e constante procura de estudantes que acabaram de se formar, ou ainda em vias de conclusão do curso, em permanecer no Campus, aprofundando conhecimentos na área de formação inicial de professores. Nesse sentido, o mestrado amplia essas possibilidades", relata Veraszto. O docente ressalta, também, os esforços do núcleo de docentes permanentes do Programa, e especialmente da docente Tathiane Milaré, também do DCNME, para o sucesso da proposta junto à Capes.
A proposta do mestrado considerou a localização do Campus de Araras, em uma região com ampla oferta de cursos de Ensino Superior e especificamente de formação inicial de professores, por meio de cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza. De acordo com o levantamento realizado pelo corpo docente do CCA que liderou a proposta, considerando os municípios distantes até 200 km de Araras, excluídas as regiões da Grande Campinas e da Grande São Paulo, existem mais de 30 cursos presenciais de licenciatura em Física e em Química em instituições públicas e privadas. Entretanto, segundo o docente, a formação é limitada à graduação. A UFSCar oferece no Campus São Carlos um curso de mestrado profissional na área, e há apenas um programa de pós-graduação acadêmico em Ensino de Ciências, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) na cidade de Bauru. "O cenário da região não é suficiente para atender a demanda de profissionais da licenciatura. Além disso, o Programa também contribuirá com a formação de docentes da Educação Básica da região de Araras", complementa o docente.
A expectativa é de que o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática abra o primeiro processo seletivo no segundo semestre deste ano, para o ingresso da primeira turma no início de 2017. As informações serão divulgadas no site do CCA.
A proposta de criação do novo curso foi aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPG) da UFSCar em junho do ano passado, e encaminhada à Capes, que aprovou outros dois cursos de mestrado e dois de doutorado a partir das propostas de 2015. Com os novos cursos, a UFSCar soma o total de 44 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 30 doutorados em seus campi, além da participação em dois outros mestrados profissionais em rede nacional. No Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Araras, trata-se do quarto curso de mestrado.
O coordenador da proposta, Estéfano Vizconde Veraszto, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME), destaca que a criação de um programa de pós-graduação na área de Ensino agrega várias ações que o corpo docente dos cursos de licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Química tem desenvolvido no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. "Esses cursos do CCA são relativamente novos. No decorrer dos anos, percebemos uma crescente e constante procura de estudantes que acabaram de se formar, ou ainda em vias de conclusão do curso, em permanecer no Campus, aprofundando conhecimentos na área de formação inicial de professores. Nesse sentido, o mestrado amplia essas possibilidades", relata Veraszto. O docente ressalta, também, os esforços do núcleo de docentes permanentes do Programa, e especialmente da docente Tathiane Milaré, também do DCNME, para o sucesso da proposta junto à Capes.
A proposta do mestrado considerou a localização do Campus de Araras, em uma região com ampla oferta de cursos de Ensino Superior e especificamente de formação inicial de professores, por meio de cursos de licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza. De acordo com o levantamento realizado pelo corpo docente do CCA que liderou a proposta, considerando os municípios distantes até 200 km de Araras, excluídas as regiões da Grande Campinas e da Grande São Paulo, existem mais de 30 cursos presenciais de licenciatura em Física e em Química em instituições públicas e privadas. Entretanto, segundo o docente, a formação é limitada à graduação. A UFSCar oferece no Campus São Carlos um curso de mestrado profissional na área, e há apenas um programa de pós-graduação acadêmico em Ensino de Ciências, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) na cidade de Bauru. "O cenário da região não é suficiente para atender a demanda de profissionais da licenciatura. Além disso, o Programa também contribuirá com a formação de docentes da Educação Básica da região de Araras", complementa o docente.
A expectativa é de que o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática abra o primeiro processo seletivo no segundo semestre deste ano, para o ingresso da primeira turma no início de 2017. As informações serão divulgadas no site do CCA.
06/05/2016
16:00:00
06/06/2016
16:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Campus Araras da UFSCar ganha novo programa de pós-graduação
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