Eventos sobre gênero e diversidade sexual são realizados entre os dias 1º e 3 de junho no Campus Sorocaba

Sorocaba
Nos dias 1º, 2 e 3 de junho o Campus Sorocaba da UFSCar sedia o II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar, com a temática “Memórias, Culturas e Resistências”. O objetivo do evento é proporcionar o diálogo e mobilizar o debate sobre as memórias sociais e políticas de movimentos sociais, culturais e artísticos, dos ativismos e militâncias, que tenham como base os feminismos, gênero e a diversidade sexual, analisados com os demais marcadores sociais das diferenças, tais como classe, raça/etnia, sexualidade e idade.

A programação contará com mesas-redondas, grupos para a apresentação de trabalhos em modalidades pôster e comunicação oral, intervenções artísticas, exposição de fotos e poemas. Todas as atividades transitam pelas temáticas: memória e representação (identidades, fronteiras e pertencimento); política de localização; auto/biografias, experiência e subjetividade; participação política, educação, movimentos sociais e direitos humanos; trabalho e precariedade; saúde, direitos sexuais e reprodutivos; mídia, tecnologias, ciência e cultura; violência de gênero; teorias de gênero e feministas contemporâneas; e outros temas relacionados. 

Em sua mesa de abertura, o evento recebe a pesquisadora Tanya Saunders, da Ohio State University e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para falar sobre feminismo, gênero e diversidade sexual. No segundo dia de programação, os professores Benedito Medrado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Wilton Garcia, da Universidade de Sorocaba (UNISO), compõem a mesa-redonda “Corpo, afetos e cultura nos debates de gênero e sexualidades”; e Tiago Duque, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Adriana Sales, da Unesp, falam sobre “Fronteiras de gênero e de identidades em ações políticas”. Já no dia 3 de junho, a última mesa-redonda aborda “Desafios aos feminismos contemporâneos nas artes e educação”, com a participação de Jaqueline Lima Santos, da Unicamp, e Daniela Auad, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Na programação cultural, haverá a exibição do documentário “Parte do Processo” que trata da transexualidade masculina e dialoga com temas universais, como laços afetivos, familiares, expectativas e frustrações acerca o futuro; a apresentação da Banda de Garotas de Sorocaba, com suas músicas de viés feminista; e do espetáculo teatral Bicha Oca, adaptação dos contos homoeróticos do autor pernambucano Marcelino Freire, que abrangem o preconceito e a tolerância.

O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, militantes de movimentos sociais e artistas, e a todos os interessados na temática. As atividades serão realizadas no Núcleo Educação, Tecnologia e Cultura (Núcleo ETC) do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, Santa Rosália, em Sorocaba. 

O II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar são atividades de extensão do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB), organizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS-UFSCar) e Coletivo Mandala. Mais informações e inscrições no site simposioegds.wordpress.com.
20/05/2016
13:00:00
04/06/2016
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar
8555