Síndrome Respiratória Aguda Grave é tema de mesa-redonda na UFSCar

São Carlos
No dia 18 de junho, a Liga de Infectologia (LINFU) da UFSCar realiza uma mesa-redonda sobre "Síndrome Respiratória Aguda Grave por Vírus Influenza". O objetivo é orientar e atualizar estudantes e profissionais da área da saúde sobre o manejo de casos graves e sobre as medidas de prevenção da doença.

“A gripe tem sido causa importante de morbidade e de mortalidade no Brasil. Desde o início do ano tivemos uma explosão do número de casos novos da doença. Apenas no Estado de São Paulo, tivemos 1.714 casos graves e 352 óbitos até meados de maio”, alerta a docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, Sigrid de Sousa dos Santos. “A maior parte da população afetada está na faixa etária de 25 a 60 anos, havendo alguma comorbidade em pouco mais da metade dos casos”.

Segundo a médica, as principais comorbidades têm sido doença cardiovascular, diabetes mellitus, doença pulmonar e obesidade. “A maioria dos pacientes que evoluíram com o óbito não receberam antiviral precocemente, ou seja, dentro das primeiras 48 horas”, explica Sigrid. Ela aponta que, em relação à situação vacinal, a maioria dos casos graves e dos pacientes que evoluíram com o óbito não eram vacinados - 75,7% e 81,8%, respectivamente.

Programação
O evento tem início às 9 horas, abordando o caso clínico, com a fala da professora Sigrid. Na sequência, a médica Ho Yeh Li, da UTI de Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), fala sobre Manejo de Casos Graves; o tema da prevenção será tratado pela professora Marta Heloísa Lopes, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC-FMUSP. Ao final, haverá uma discussão sobre o assunto.

A mesa-redonda é gratuita e ocorre das 8h30 às 11h30, no Auditório do Departamento de Medicina, localizado na área Norte do Campus São Carlos. O evento tem o apoio do DMed, Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, Prefeitura Municipal e Vigilância Epidemiológica de São Carlos.
14/06/2016
11:56:00
19/06/2016
0:01:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
DMed recebe profissionais para falar sobre doença causada por vírus influenza.
8622