Estágio curricular é tema de livro que será lançado na UFSCar
São Carlos
A coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar realiza no dia 20 de junho lançamento do livro "Por uma Revolução na Prática de Ensino: o estágio curricular supervisionado", de Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, docente do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, e Samuel de Souza Neto, professor do Departamento de Educação da Unesp. Na ocasião haverá a palestra "O mestrado profissional em Educação: a experiência nos EUA", com a professora Carla Vidoni do Departament of Health & Sport Sciences da University of Louisville, de Kentucky nos EUA.
O livro trata do estágio curricular supervisionado como um momento crucial na formação dos professores. Embora a legislação atual normatize o estágio, ao estabelecer diretrizes entre as instituições formadoras (universidade e escolas), os papéis dos agentes envolvidos com os estágios não denotam clareza, especialmente quando se analisa os modelos e a organização dos estágios nos cursos de formação de professores. O que leva a propor que o estágio ocupe o coração da formação e o centro da profissionalização do ensino como protagonista de uma revolução na formação docente. Neste contexto, o estágio passaria a ser tratado como um campo de conhecimento que possui um estatuto epistemológico, visando superar sua tradicional redução à atividade prática instrumental.
A palestra com a professora Carla Vidoni é voltada aos alunos de pós-graduação da UFSCar e abordará três temas: a síntese da vida de uma profissional que iniciou sua carreira como professora de educação no Brasil e atualmente atua como educadora de professores nos Estados Unidos; o processo de realização do mestrado profissional na Universidade de Louisville (cursos oferecidos, estágios supervisionados, e avaliação dos alunos); e os padrões exigidos pelo Estado de Kentucky, nos EUA, na formação de professores.
O evento gratuito será às 15h30 no Laboratório Interdisciplinar de Ensino (LIE) do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), na área Sul do Campus São Carlos. Mais informações pelo site www.dme.ufscar.br.
O livro trata do estágio curricular supervisionado como um momento crucial na formação dos professores. Embora a legislação atual normatize o estágio, ao estabelecer diretrizes entre as instituições formadoras (universidade e escolas), os papéis dos agentes envolvidos com os estágios não denotam clareza, especialmente quando se analisa os modelos e a organização dos estágios nos cursos de formação de professores. O que leva a propor que o estágio ocupe o coração da formação e o centro da profissionalização do ensino como protagonista de uma revolução na formação docente. Neste contexto, o estágio passaria a ser tratado como um campo de conhecimento que possui um estatuto epistemológico, visando superar sua tradicional redução à atividade prática instrumental.
A palestra com a professora Carla Vidoni é voltada aos alunos de pós-graduação da UFSCar e abordará três temas: a síntese da vida de uma profissional que iniciou sua carreira como professora de educação no Brasil e atualmente atua como educadora de professores nos Estados Unidos; o processo de realização do mestrado profissional na Universidade de Louisville (cursos oferecidos, estágios supervisionados, e avaliação dos alunos); e os padrões exigidos pelo Estado de Kentucky, nos EUA, na formação de professores.
O evento gratuito será às 15h30 no Laboratório Interdisciplinar de Ensino (LIE) do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), na área Sul do Campus São Carlos. Mais informações pelo site www.dme.ufscar.br.
17/06/2016
13:00:00
21/06/2016
0:01:00
Mariana Ignatios
Não
Não
Estudante, Pesquisador
O evento gratuito será às 15h30 no DME
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