Professor Millor é homenageado no Campus Lagoa do Sino

Lagoa do Sino
No dia 21 de junho, a comunidade do Campus Lagoa do Sino da UFSCar esteve reunida para prestar homenagens a Millor Fernandes do Rosário, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN), que faleceu no dia 11 de junho.

O evento, organizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Engenharia Agronômica, teve início às 12 horas, quando docentes, técnico-administrativos e alunos se reuniram no saguão do Ciclo Básico 1. Foi apresentado um vídeo feito por alunos e foi aberto um espaço para que servidores e discentes prestassem homenagem ao professor por meio de depoimentos e leituras de textos. Em seguida, após tocar o sino da Fazenda, a comunidade dirigiu-se até o lago do Campus, onde foram jogadas rosas brancas.

Para Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, diretor do CCN, "a contribuição do professor Millor foi extremamente importante para a implantação do Campus Lagoa do Sino. Seu profissionalismo, honestidade, inteligência, simpatia e admirável educação o tornava um dos professores mais queridos do nosso Campus". Para a docente Andrea Pereira Matos, "falar sobre o professor Millor é algo muito fácil para mim, pois ele foi uma pessoa maravilhosa, incrível, inteligente, adorável, tudo de bom e mais um pouco. Nestes três anos que trabalhamos juntos, só tenho boas recordações de um amigo verdadeiro, que se foi muito jovem mas que deixará na lembrança de todos amor e saudades, muitas saudades! Eu só tenho que agradecer a oportunidade de ter estado com ele!".

Millor formou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), em 2001. Em 2003 obteve o título de mestre e em 2008 de doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, vinculado ao Departamento de Genética da ESALQ/USP. Realizou três estágios de pós-doutoramento junto ao Laboratório de Biotecnologia Animal, do Departamento de Zootecnia, da ESALQ/USP e coordenou pesquisas relacionadas à Produção Animal, com ênfase em Genética e Melhoramento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Quantitativa e Molecular e Metodologias Genético-Estatísticas aplicadas à avaliação do desempenho e do melhoramento animal (galinhas e bovinos) e Avicultura Alternativa. Em 2013 assumiu o cargo de professor adjunto no Campus Lagoa do Sino da UFSCar.

Confira abaixo os depoimentos de alunos do terceiro ano de Engenharia Agronômica sobre o professor Millor:

Gustavo Figueira: "Eu, como aluno do terceiro ano de Engenharia Agronômica e orientado do Millor, gostaria de dizer que ele era um professor excepcional, buscava sempre nos ajudar em todas as horas. Nós éramos amigos bem próximos, íamos em sua casa e ele perguntava qual tipo de comida gostaríamos de fazer. Foram realizadas vários jantares. Tínhamos um grupo que ele chamava de "os 7 cavalheiros". Infelizmente o perdemos, mas o que ficou na memória foram as boas lembranças que deixou e da excelente pessoa que era".

Silvio Arap Filho: "Em nome do 3º Ano do Curso de Engenharia Agronômica queria agradecer por ter conhecido esta pessoa diferenciada que foi o Millor, uma pessoa exemplar e que tinha vontade de dar aula sempre".

Samuel Cesar Ventura: "A relação que o professor Millor tinha com a gente era extraordinária. Ele era uma pessoa dotada de um brilhantismo fascinante, tinha muito conhecimento e, o mais importante, é que sabia como passar este conhecimento adiante, assim como nos orientava no sentido de ter um bom desenvolvimento profissional. Uma frase marcante dele era que não queria que nos tornássemos apenas mais um agrônomo, e sim um agrônomo diferenciado. Ele nos orientava em vários sentidos, não somente no profissional mas no pessoal também. Somos muito gratos por todo conhecimento que nos passou e pela sua existência junto conosco".

Wellington da Silva Toledo: - "O professor Millor era mais que um professor: era um grande amigo. Quem o conhecia aqui dentro da Universidade o respeitava muito pelo profissionalismo, dedicação e respeito que tinha com todos. Era uma pessoa extremamente amiga e prestativa, preocupava-se muito com os que estavam à sua volta para que estivessem sempre alegres. Era impressionante a vontade que tinha em ajudar tanto quem estava dentro como fora da Universidade. O que ele deixava bem claro para todos era a vontade de viver. Era impressionante o quanto era feliz, o quanto era determinado para fazer qualquer coisa".
22/06/2016
13:00:00
27/06/2016
0:01:00
Fabricio Mazocco
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador
Homenagem ao professor Millor. Foto: Tiago Santi
8649