Diversificação de caminhos para a formação de professores é tema de obra lançada pela UFSCar

São Carlos
No dia 27 de junho, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar lança o livro “Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar – algumas contribuições”, organizado pelas docentes Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza, professora aposentada do Departamento de Botânica (DB), e Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, do Departamento de Psicologia (DPsi), ambas da UFSCar. Publicada pela Editora Compacta, a obra é resultante do desenvolvimento de Atividades Curriculares de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) em projetos realizados no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), referentes aos anos de 2008 e 2010.

O intuito do livro é estender a experiência dos projetos, considerada exitosa na diversificação de caminhos para a formação de professores, a um público maior do que aquele atingido nos limites da Instituição. “A ideia é que os resultados das experiências feitas pelos participantes do Prodocência cheguem a mais professores do Ensino Básico, estudantes dos cursos de licenciatura e docentes do Ensino Superior responsáveis pela formação inicial desses docentes. A obra também visa explorar as potencialidades das Aciepes nos processos formativos para a docência em atividades formais e não formais”, afirma a professora Maria Helena.

Segundo a docente, a publicação contribui com elementos para discussões no aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura, na melhoria da interação com os professores do Ensino Básico, bem como na implantação, em bases cada vez mais sólidas, dos projetos do Programa Prodocência, que têm continuidade na UFSCar até o momento.

O evento de lançamento da obra, organizado pela ProGrad e pelo Núcleo de Formação de Professores (NFP), acontece a partir das 19 horas, na sede do NFP, localizada na área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo email didped@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6501.
22/06/2016
13:00:00
28/06/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Capa do livro: Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar – algumas contribuições.
8650