Exposição de nanoarte Simetrias e Assimetrias pode ser visitada na BCo da UFSCar até o dia 30 de julho

São Carlos
Com o objetivo de propor ao público um novo olhar sobre a ciência e a arte, até o dia 30 de julho, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição “Simetrias e Assimetrias: construção e desconstrução da matéria do ponto de vista da nanoarte”. A mostra, composta por vídeos e fotos, é resultado de um experimento produzido no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) do Departamento de Química (DQ) da Universidade. As imagens que compõem a instalação foram feitas a partir de um microscópio eletrônico de transmissão, utilizando como matéria-prima nanopartículas. A exposição apresenta relações entre simetria, assimetria, visibilidade e invisibilidade destas nanopartículas.

As ligações entre arte, ciência e tecnologia vêm sendo cada vez mais discutidas e problematizadas tanto no Brasil quanto internacionalmente. Tal problematização apresenta como resultado um número crescente de pesquisas nas universidades brasileiras, evidenciando a importância da investigação nessa área, a qual se concretiza em diferentes âmbitos do conhecimento. A abordagem da exposição situa-se no aprofundamento dessa questão relacionada à divulgação científica por meio de um diálogo reflexivo entre arte, ciência e tecnologia, em particular sobre o que envolve nanoarte e ciência.

Durante o período da exposição, são oferecidas visitas monitoradas pelo pesquisador Luiz Antonio Garcia Diniz, que realiza seu pós-doutorado no Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LabI), da UFSCar, a escolas de Ensino Básico, momento em que os alunos terão contato com imagens e vídeos e conhecerão conceitos básicos sobre nanoarte e nanotecnologia. As escolas interessadas podem agendar visitas com o Departamento de Ação Cultural da BCo pelo telefone (16) 3351-8747.

A exposição “Simetrias e Assimetrias: construção e desconstrução da matéria do ponto de vista da nanoarte”, que ocorre no piso 1 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Também, como parte da mostra, está disponível o site www.nanotecnociencia.ufscar.br, que contém imagens, sendo algumas delas interativas a partir das quais os visitantes podem construir novas formas e fazer o download delas, além de vídeos, publicações científicas e outras informações.

Confira o vídeo de apresentação da instalação
24/06/2016
13:00:00
04/07/2016
0:01:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Exposição de nanoarte Simetrias e Assimetrias pode ser visitada na BCo da UFSCar até o dia 30/7.
8660