Aluno da UFSCar recebe prêmio de melhor dissertação de mestrado em Administração Rural

São Carlos
Flávio Henrique de Oliveira Costa, atualmente aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSCar, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado em Administração Rural pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural 2016 (Sober - 2016). O resultado foi divulgado no dia 16 de julho. O trabalho, orientado pela professora Andrea Lago da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, trata da "Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística inbound".

Como explica Andrea, a pesquisa buscou identificar quais são os facilitadores à resiliência e como a logística inbound (de entrada) utiliza-os para a criação de resiliência na cadeia de suprimentos. "A resiliência é entendida aqui como a capacidade de preparação, adaptação e reação a rupturas (interrupções), mantendo assim as operações conectadas e o controle sobre a estrutura e as funções em organizações. Dessa forma, as empresas resilientes tomam como oportunidade a situação de ruptura para ganhar vantagem perante concorrentes despreparados".

Para tal análise realizou-se um estudo em dois laticínios brasileiros e os dados foram submetidos à uma análise de conteúdo. Os facilitadores à resiliência presentes nos casos foram destacados, bem como definiram-se as atividades que os utilizam. "O conhecimento de como as atividades da logística inbound utilizam os facilitadores possibilita que as empresas estudadas gerenciem seus recursos de forma mais profícua e estendam essas práticas a seus fornecedores", relata Andrea.

Flávio realizou o trabalho no mestrado no PPGEP da UFSCar, finalizado em fevereiro de 2016. Atualmente, no doutorado no mesmo programa, continua trabalhando na temática. "Fiquei muito satisfeito com o resultado do prêmio e motivado a continuar estudando a temática. Agora já planejamos, minha orientadora e eu, apresentar um artigo sobre o tema em dois eventos neste ano, o SIMPOI e o ENAMPAD, além de periódicos científicos nacionais e internacionais, em parceria com alguns colegas", comenta Flávio.

O aluno receberá o prêmio no dia 16 de agosto, durante o  no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, que acontece de 14 a 17 de agosto. Mais informações sobre a premiação podem ser encontradas no site do Prêmio.
21/07/2016
13:00:00
02/08/2016
0:01:00
Mariana Ignatios
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar
8718