EdUFSCar publica livro sobre o racismo após a abolição no Brasil

São Carlos
No dia 8 de agosto, ocorre o lançamento do livro "A reprodução do racismo: fazendeiros, negros e imigrantes no Oeste paulista, 1880-1914", publicado pela EdUFSCar e escrito pelo professor Karl Monsma, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No dia 10 de agosto, o lançamento acontece no Campus São Carlos da UFSCar.

O autor analisa como o racismo reemerge em novas formas depois de mudanças institucionais significativas, focalizando de maneira central as relações entre fazendeiros, imigrantes e negros no Oeste paulista após a abolição da escravidão. O livro argumenta que o racismo se internaliza no grupo dominante, que reflete e reforça a construção das instituições, redes sociais, rotinas de interação e representações racializadas. A análise se baseia especialmente na interpretação de sequências de interação conflituosa e nas histórias contadas sobre esses eventos por vários tipos de atores. Monsma também aborda os processos de ampliação as desigualdades, inicialmente pequenas, entre negros e imigrantes.

No dia 8 de agosto, o lançamento ocorre a partir das 9h30, durante o Simpósio de Imigração e Raça no Brasil, que acontece no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. No dia 10 de agosto, o lançamento ocorre na Livraria da EdUFSCar, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, a partir das 15 horas. O livro já está disponível no site da Editora, em www.editora.ufscar.br.
08/08/2016
13:00:00
11/08/2016
0:01:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Na UFSCar, o lançamento do livro ocorre no dia 10 de agosto.
8760