Intervenção na BCo mostra caminhos artísticos de Sílvia Matos

São Carlos
A Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, por meio de seu Departamento de Ação Cultural, está realizando a Intervenção Artística “Caminhos – uma abordagem”, com obras da artista plástica Sílvia Matos. Ao todo, são 14 obras de vários tipos - instalações, instalações de parede, desenho, pintura, fotos trabalhadas no computador e impressas em canvas - que buscam apresentar a caminhada de Sílvia na carreira artística.

Segundo a artista, trata-se de uma intervenção principalmente pela maneira como foi montada, interferindo em vários espaços. “O meu objetivo como artista foi mostrar meus caminhos na arte, assim como obras que têm a ver com caminhos. Apresento a obra de 1982 “A viagem”, uma pintura a óleo sobre tela, ao lado de “Retorno dos Vagalumes”, fotografia trabalhada no computador e impressa em tela, de 2005. Mas a montagem da intervenção segue os preceitos de um Atlas e não a ordem cronológica das obras", descreve Sílvia. Ela explica que os trabalhos apresentados lado a lado têm relações secretas entre si, relações estas que o espectador deve descobrir. A ligação entre essas obras foi feita sob a orientação e curadoria da pesquisadora nos domínios da imagem, Fabiana Bruno.

Segundo Sílvia, a exposição foi um convite da organização do II Simpósio Internacional de Ecologia, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar, que acontece entre os dias 16 a 19 de agosto. Sílvia criou o logotipo do evento, "Caminhos de relance", que também faz parte da exposição na Biblioteca.

Sobre a artista
Sílvia Matos é graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unicamp em 1984; participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior desde 1982. Em 1995, recebeu o título Benemérito da Unicamp e, no ano seguinte, foi catalogada no Women’s Art Library, em Londres. Artista contemporânea, Sílvia vem pesquisando e questionando a pintura nesses últimos anos.

Possui obras em acervos do Centro de Memória da Unicamp (CMU), Casa do Lago, em Campinas, Museu de Artes Visuais (MAV), em São Luis, MA; no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), na Pinacoteca Germinal Artese, em São José do Rio Pardo, Biblioteca “Leopoldo Nachbin” da UFRJ; Centro Cultural USP de São Carlos; Davis Lisboa Mini-Museum of Contemporary Art, em Barcelona, na Espanha, entre outros espaços.

Serviço
A exposição pode ser vista até o dia 2 de setembro, na Biblioteca Comunitária que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A visitação fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas. A entrada é gratuita.
10/08/2016
11:10:00
22/08/2016
0:01:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
BCo recebe exposição da artista plástica Sílvia Matos.
8766