Professora da Universidade de Havana faz palestra sobre Educação na UFSCar
São Carlos
No dia 16 de agosto, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY) da UFSCar realiza a palestra A Educação em Cuba e a Teoria Histórico-Cultural: possibilidade efetiva na escola, com a professora da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Habana, em Cuba, e especialista em Vigotsky, Laura Domínguez García.
Maria Aparecida Mello, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e uma das coordenadoras do NEEVY, destaca a importância do assunto. Primeiramente, o fato de que Cuba desenvolve educação de qualidade, priorizando o aspecto coletivo e a relação entre a escola e as famílias. Além disso, a educação cubana de longo tempo aplica os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, explica.
Segundo Mello, pesquisadores russos desenvolvem parcerias com pesquisadores cubanos há muito tempo, mas o Brasil só recentemente tem conseguido essa parceria. "A UFSCar, representada pelo NEEVY, vem participando de várias parcerias com a Rússia e Cuba. Um dos alunos de doutorado do Núcleo que já defendeu sua tese fez doutorado sanduíche em Cuba com essa professora. Então, a vinda dela nos ajudará a refletir sobre o que realmente devemos priorizar para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem de qualidade na escola pública, de maneira que as crianças possam ter acesso ao Ensino Superior de qualidade em instituições públicas e demais benefícios da apropriação do conhecimento.
O NEEVY, que também é coordenado pelo docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DMA) da UFSCar, Douglas Aparecido de Campos, trabalha com a Teoria Histórico-Cultural do russo Lev Seminovich Vigotsky e, ao longo de 13 anos, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão com o objetivo prioritário de aprofundar os conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem implementados na escola nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
"Desde 2003, o NEEVY vem formando pesquisadores e professores pesquisadores para desenvolver estudos relacionados às questões da qualidade da educação brasileira, focalizando nos processos de ensino e de aprendizagem; na formação inicial e continuada de professores; no desenvolvimento cultural humano e, mais recentemente, nas questões relacionadas ao acesso e permanência ao Ensino Superior, entre outros temas específicos da área educacional", detalha a coordenadora do Núcleo.
Os projetos de pesquisa e de extensão realizados pelo Núcleo têm como foco os professores que atuam em redes públicas de ensino. "A participação deles vem aumentando a cada ano e mostrando-se cada vez mais imprescindível para compreendermos a complexidade dos processos de aprendizagem e de ensino", destaca Mello.
Serviço
A palestra A Educação em Cuba e a Teoria Histórico-Cultural" é gratuita, aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 14 horas no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Os participantes receberão certificado.
O evento compõe a primeira etapa da programação do "IV Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky", organizado pelo NEEVY com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. A segunda etapa do Seminário deve ocorrer em novembro.
Mais informações sobre o NEEVY e seus eventos podem ser conferidas na página do grupo no Facebook e no site www.neevy.ufscar.br.
Maria Aparecida Mello, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e uma das coordenadoras do NEEVY, destaca a importância do assunto. Primeiramente, o fato de que Cuba desenvolve educação de qualidade, priorizando o aspecto coletivo e a relação entre a escola e as famílias. Além disso, a educação cubana de longo tempo aplica os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, explica.
Segundo Mello, pesquisadores russos desenvolvem parcerias com pesquisadores cubanos há muito tempo, mas o Brasil só recentemente tem conseguido essa parceria. "A UFSCar, representada pelo NEEVY, vem participando de várias parcerias com a Rússia e Cuba. Um dos alunos de doutorado do Núcleo que já defendeu sua tese fez doutorado sanduíche em Cuba com essa professora. Então, a vinda dela nos ajudará a refletir sobre o que realmente devemos priorizar para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem de qualidade na escola pública, de maneira que as crianças possam ter acesso ao Ensino Superior de qualidade em instituições públicas e demais benefícios da apropriação do conhecimento.
O NEEVY, que também é coordenado pelo docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DMA) da UFSCar, Douglas Aparecido de Campos, trabalha com a Teoria Histórico-Cultural do russo Lev Seminovich Vigotsky e, ao longo de 13 anos, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão com o objetivo prioritário de aprofundar os conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem implementados na escola nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
"Desde 2003, o NEEVY vem formando pesquisadores e professores pesquisadores para desenvolver estudos relacionados às questões da qualidade da educação brasileira, focalizando nos processos de ensino e de aprendizagem; na formação inicial e continuada de professores; no desenvolvimento cultural humano e, mais recentemente, nas questões relacionadas ao acesso e permanência ao Ensino Superior, entre outros temas específicos da área educacional", detalha a coordenadora do Núcleo.
Os projetos de pesquisa e de extensão realizados pelo Núcleo têm como foco os professores que atuam em redes públicas de ensino. "A participação deles vem aumentando a cada ano e mostrando-se cada vez mais imprescindível para compreendermos a complexidade dos processos de aprendizagem e de ensino", destaca Mello.
Serviço
A palestra A Educação em Cuba e a Teoria Histórico-Cultural" é gratuita, aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 14 horas no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Os participantes receberão certificado.
O evento compõe a primeira etapa da programação do "IV Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky", organizado pelo NEEVY com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. A segunda etapa do Seminário deve ocorrer em novembro.
Mais informações sobre o NEEVY e seus eventos podem ser conferidas na página do grupo no Facebook e no site www.neevy.ufscar.br.
12/08/2016
13:00:00
17/08/2016
0:01:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar recebe porfessora da Universidade de Havana para realizar palestra sobre Educação.
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