EdUFSCar publica livro sobre a etnografia dos povos indígenas paulistas

São Carlos
A EdUFSCar publicou o livro "Povos Indígenas em São Paulo", organizado por Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion. A publicação reúne artigos de pesquisadores que aprofundam diversos assuntos relacionados à história e à cultura indígena, além de abordar estudos etnográficos e a resistência dos povos indígenas na defesa de suas tradições e modo de vida.

Os textos são direcionados a pesquisadores e professores dos ensinos Médio e Fundamental. A obra reúne artigos de diversos pesquisadores que se dedicam aos estudos dos povos indígenas no Estado de São Paulo. Os artigos trazem reflexões que tentam articular os estudos etnográficos com o debate acadêmico atual e, ao mesmo tempo, mostrar como os povos que habitam São Paulo resistiram e ainda resistem na defesa de seus direitos e de seus modos de vida. São textos que carregam relatos de experiências recentes e de modos de organização e luta pela terra. A tentativa é mostrar que os povos indígenas no estado são atuais, vivem na contemporaneidade e podem contribuir com nosso presente, mostrando que há certos valores e perspectivas que resistem a todo tipo de pressão. O livro é iniciado pelo capítulo "Vida e morte do índio: São Paulo colonial", escrito por John Manuel Monteiro e publicado originalmente em 1984.

Atualmente, Amanda Danaga é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar e Edmundo Peggion é docente do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp de Araraquara.

O livro já está disponível no site www.editora.ufscar.br.
17/08/2016
13:00:00
27/08/2016
0:01:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
A publicação reúne artigos de pesquisadores que abordam as histórias e tradições indígenas.
8789