Paulo Emílio, referência no cinema brasileiro, é tema de seminário na UFSCar

São Carlos
"Paulo Emílio: Pensamento e Práxis" é o título do Seminário que acontece nos dias 24 e 25 de agosto na UFSCar, e que tem como objetivo discutir algumas das facetas do crítico e professor por meio de debates, depoimentos e de projeção de filmes.

O evento, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), marca o centenário de Paulo Emílio Salles Gomes, referência no pensamento cinematográfico brasileiro e autor do livro "Cinema – Trajetória no subdesenvolvimento", um ensaio chave para a compreensão da cultura nacional. Crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo e autor da obra clássica "Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte", Paulo Emílio foi um dos criadores dos cursos de Cinema da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP).

No dia 24, à 10 horas, a Mesa 1 tem como tema "As ideias de Paulo Emílio Salles Gomes", com a participação dos professores José Inácio de Melo Souza, da Cinemateca Brasileira, e de Arthur Autran, do DAC. Às 14 horas será realizada uma sessão de curtas e debate com o professor Alessandro Gamo, do DAC.

No dia 25, também às 10 horas, a Mesa 2, com o tema "Paulo Emílio e a Pesquisa sobre Cinema", conta com a participação da professora Luciana Corrêa de Araújo, do DAC, e do professor Carlos Roberto de Souza, da Cinemateca Brasileira. Às 14 horas, encerrando o evento, a Mesa 3 aborda "Paulo Emílio e o Cinema Moderno", com a presença dos professores Mateus Araújo, da USP, e Samuel Paiva, do DAC.

Toda a programação acontece no Auditório do CECH, localizado no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
19/08/2016
9:46:00
26/08/2016
0:01:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Paulo Emílio é tema de seminário na UFSCar
8799