Alunos do curso de Física da UFSCar participam de Escola de Verão na Holanda

São Carlos
Dois alunos do curso de Bacharelado em Física da UFSCar participaram, no período de 10 a 20 de julho, da Escola de Verão “Modern Physics at all scales”, na Universidade de Leiden, na Holanda. Os alunos Ingryd Rodrigues dos Passos e Diego Flórez Alban puderam assistir palestras, realizar práticas em laboratório, além de visitas culturais. A oportunidade foi fruto de uma missão da universidade holandesa em estreitar laços com o Brasil – incluindo a UFSCar – por meio de colaborações científicas.

Ingryd e Diego contam que a principal atividade da Escola foram as palestras, nas quais os professores falaram sobre o seu trabalho e as principais áreas de pesquisa que são desenvolvidas na universidade. “Houve, por exemplo, muita ênfase na física a baixa temperatura, pois é uma área de muita tradição em Leiden. Também tivemos algumas aulas de laboratório, durante as quais éramos separados em pequenos grupos para realizar diferentes experimentos sob a supervisão de estudantes de doutorado da Universidade”. De acordo com os participantes, alguns dos laboratórios e equipamentos presentes na universidade são únicos no mundo e possuem recordes científicos.

Ingryd e Diego ainda participaram de atividades de lazer, programadas pela instituição holandesa para serem realizadas no tempo livre. “Tivemos jantares em grupo, um passeio para a praia e uma visita a Amsterdã, onde conhecemos o Rijksmuseum”, afirmam os alunos.

Além dessas atividades, a Escola abriu oportunidades futuras para os estudantes e também estreitou os laços institucionais entre as duas universidades. “A Escola de Verão nos permitiu explorar diferentes áreas de pesquisa e entender um pouco melhor como seria trabalhar nelas, inclusive naquelas que também estão presentes na UFSCar. Outra parte importante foi ter conhecido e compartilhado conhecimentos com outros estudantes e professores do mundo todo. Estabelecer vínculos profissionais é muito importante na área acadêmica. Finalmente, a escola abriu a possibilidade de realizar um mestrado na Universidade de Leiden. Os organizadores da escola também nos falaram sobre o programa de mestrado”, afirmam Diego e Ingryd.

Internacionalização
O contato entre a UFSCar e a Universidade e Leiden foi intermediado pelo professor Wilson Aires Ortiz, do Departamento de Física (DF) da UFSCar. “O professor Jan Aarts, pesquisador do Instituto de Física de Leiden, e quem conheço há alguns anos, faz parte de uma comissão que foi criada com a missão de estreitar laços com o Brasil – incluindo a UFSCar – por meio de colaborações científicas. Para formalizar o início dessa colaboração, o professor Aarts me ofereceu duas vagas para que estudantes da UFSCar participassem da Escola de Verão”, conta Ortiz.

Como demonstração do interesse no estabelecimento de interação formal, Ortiz conta que a Universidade de Leiden pagou – excepcionalmente para os estudantes da UFSCar – passagens de avião, alojamento e alimentação durante o evento. Foram oferecidas para a UFSCar duas vagas. A seleção foi aberta a estudantes de 3º e 4º anos dos cursos de Bacharelado em Física e Engenharia Física da UFSCar, que cumprissem os requisitos fundamentais: boas notas; ausência de reprovações; e proficiência em Inglês.

Considerada a 67ª melhor universidade do mundo em 2016, segundo o ranking Times Higher Education World University, a Universidade de Leiden é a mais antiga universidade da Holanda, fundada em 1575. Ao menos 16 laureados com o prêmio Nobel estiveram ligados de alguma forma à Instituição, com destaque para H. A. Lorentz, P. Zeeman, J. D. van der Waals, H. Kamerlingh Onnes, A. Einstein, E. Fermi, I. Tamm e N. Bloembergen, todos laureados em Física. "Conhecemos os prédios e lugares onde grandes cientistas como Einstein, Lorentz e Van der Waals passavam seu tempo, trabalhando ou descansando. Também pudemos ver a máquina que Kamerlingh Onnes utilizou para descobrir o fenômeno da supercondutividade”, ilustram os alunos.
25/08/2016
13:00:00
05/09/2016
0:01:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos do curso de Física da UFSCar conhecem Universidade na Holanda.
8831