Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente são tema de palestra na UFSCar

São Carlos
Como parte dos eventos de comemoração dos seus 25 anos, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar recebe no dia 30 de agosto o historiador Carlos Eduardo Dias Machado para ministrar a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente". A discussão terá como base teórica debates sobre a contribuição do conhecimento africano e da diáspora para as ciências Exatas e Tecnológicas. O objetivo é divulgar os elementos teóricos e metodológicos advindos das culturas africanas e da diáspora negra que fazem parte das áreas da Ciência e Tecnologia, mas que habitam um lugar de esquecimento nos cursos vinculados a essas áreas de formação.

A palestra se enquadra no âmbito do projeto "Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas" elaborado por docentes do Neab, Departamento de Metodologia de Ensino (DME) e Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), aprovado no concurso Negros e Negras nas Ciências da Fundação Carlos Chagas.

O Neab/UFSCar foi fundado em 1991, fruto dos esforços e empreendimentos de professores, estudantes, técnico-administrativos e de militantes do Movimento Negro da cidade de São Carlos que idealizaram e desenvolveram ações à frente desse Núcleo nos últimos 25 anos. Nesse período, o Núcleo acumulou atividades de pesquisa, ensino e extensão com o objetivo de fomentar a produção de conhecimentos sobre a experiência de africanos e afrodescendentes e de combate ao preconceito e à discriminação racial.

A palestra, gratuita e aberta a todos os interessados, ocorre às 19 horas, na sala 7 do edifício de aulas teóricas AT 1, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Haverá emissão de certificados aos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelos emails secretaria.neab@gmail.com ou negrasnegrosciencia@gmail.com, pelo Facebook e também pelo novo site do Neab em www.neab.ufscar.br.
26/08/2016
13:00:00
31/08/2016
0:01:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar comemora 25 anos de atividades.
8836