Programa Futuro Cientista recebe 430 jovens no Campus Sorocaba da UFSCar

Sorocaba, São Carlos
Encerrando as atividades do primeiro semestre de 2016, o Programa Futuro Cientista (PFC) da UFSCar realizou no dia 13 de agosto no Campus Sorocaba a III Escola Preparatória para Futuros Cientistas. A ideia foi apresentar a alunos dos ensinos Fundamental e Médio ferramentas e práticas necessárias para realização de pesquisa e exploração científica, desde a metodologia básica utilizada por cientistas até a rotina dos pesquisadores.

O evento reuniu mais de 430 alunos das escolas conveniadas ao Programa, das cidades de Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, São Roque, Sorocaba e Salto de Pirapora. Ao longo do dia, foram realizadas palestras, desafios e um "show de ciências" para entreter os jovens e, ao mesmo tempo, ensinar princípios da ciência. Houve também premiação aos estudantes conveniados do PFC que desenvolveram atividades em suas escolas ao longo do primeiro semestre de 2016.

Durante o encontro, o Vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, falou sobre ser pesquisador e da importância do Programa Futuro Cientista. “Os cientistas podem transformar a realidade colocando o conhecimento em prol da nossa sociedade. O PFC está ajudando a formar pessoas capazes de construir um mudo melhor, apesar das dificuldades do caminho. Mas, das dificuldades vem a esperança e da esperança surge a transformação”, destacou Oliveira.

Para o professor Omar Carline Bueno, da Unip-Sorocaba, que prestigiou o evento,“o Programa Futuro Cientista mostra que através da educação podemos alavancar o desenvolvimento do Brasil”; e o professor Walbert Chrisostomo, da Universidade Pitágoras, disse que o PFC conecta os jovens com oportunidades de um futuro melhor.

Também participaram da III Escola Preparatória para Futuros Cientistas o professor Luiz Carlos de Faria, cofundador do PFC; a professora Edith Maria Garboggini Di Giorgi, Vice-prefeita de Sorocaba; Wilson de Mores Rosa Filho, Secretário de Educação de São Roque; além de docentes da UFSCar, da Universidade de Sorocaba (Uniso) e representantes de escolas e instituições locais.

Depois de um primeiro semestre com muitas atividades - quando os alunos conveniados do PFC realizaram, uma vez por semana, em suas respectivas escolas, atividades multidisciplinares ligadas às ciências - a próxima etapa é o desenvolvimento, pelos estudantes, de um projeto científico para ser apresentado no "Encontro Regional de Futuros Cientistas", que acontece no final do ano no Campus Sorocaba da UFSCar. 

Tecnologia social
Projeto de extensão da UFSCar, o PFC é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, de amplo alcance e baixo custo, que visa "adotar cientificamente" o estudante de baixa renda de escola pública ou de unidade de acolhimento institucional (abrigos e antigos orfanatos), com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica e lhe preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos. “Encontrar futuros talentos para a ciência é o que move o PFC, que promove diversas atividades complementares ao ensino regular e acompanha de perto cada jovem em sua trajetória estudantil, promovendo a alfabetização científica”, destaca o coordenador. Participam do programa alunos de escolas públicas e organizações não-governamentais (ONGs) que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Mais informações estão no site do Programa Futuro Cientista.
29/08/2016
13:00:00
30/09/2016
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Programa Futuro Cientista recebe 430 jovens no Campus Sorocaba da UFSCar
8842