Pesquisa da UFSCar produz suplemento alimentar a partir do bagaço da cana-de-açúcar

Araras
Aconteceu na última semana, dos dias 23 a 26 de agosto, a 24ª edição da Fenasucro & Agrocana - Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética na cidade de Sertãozinho, SP. O evento é o único da região voltado à cana-de-açúcar e reúne estudos e inovações em todas as fases da cadeia produtiva do setor sucroenergético, desde o preparo do solo até a industrialização do produto final e sua distribuição. Segundo a organização, 35 mil pessoas visitaram a Fenasucro durante os quatro dias de evento.

Nesta edição, a UFSCar realizou curadoria técnica do Estande das Inovações Tecnológicas, espaço dedicado a inovação dos diversos segmentos que utilizam a cana-de-açúcar como matéria prima. Entre as pesquisas apresentadas está a da aluna Júlia Gandolphi, do curso de Biotecnologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Em sua pesquisa, Júlia produziu cápsulas de proteína extraídas da cana-de-açúcar que podem ser utilizadas como suplemento alimentar. O "whey de cana", como foi chamado, é feito a partir do bagaço da cana, no qual são introduzidos microrganismos que aumentam seu teor proteico. "A principal vantagem do produto é que ele não vem de nenhum alimento, vem de microrganismos. Por exemplo, o whey protein vem do leite, o que impede que pessoas intolerantes à lactose o consumam. Nossas cápsulas podem ser ingeridas por qualquer pessoa", explica.

O orientador do projeto, professor Octávio Antonio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR), salienta que, no futuro, as usinas produzirão açúcar, eletricidade a partir do etanol e produtos de altíssimo valor agregado. "Eu acredito que estamos um passo à frente da maioria das pessoas. Enquanto alguns insistem na álcool de segunda geração (álcool 2G) a partir do bagaço, nós temos produtos inovadores como esse", afirma. Para o professor, o estande montado na Feira foi uma forma de mostrar às pessoas que se pode produzir muitos produtos a partir da cana. "Eu vejo esse espaço como um incentivo e motivo de entusiasmo para continuar investindo nos jovens pesquisadores".
31/08/2016
9:42:00
11/09/2016
0:01:00
Carolina Carettin
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Júlia Gandolphi, aluna de Biotecnologia, apresentou sua pesquisa na Fenasucro.
8850