Mesa que aborda religião, democracia e direitos humanos acontece dia 14 de setembro na UFSCar

São Carlos
O golpe de Estado ocorrido no Brasil em 1964 contou com o grande apoio de lideranças católicas. Por outro lado, a resistência ao regime militar, inclusive intercedendo para salvar vidas e livrar pessoas da tortura, foi feita por ativistas religiosos, dentre eles alguns líderes católicos, como Hélder Câmara e Paulo Arns. Em 2016, o Brasil vive outra grave crise política, sendo esta marcada pela controversa participação de dirigentes de igrejas e parlamentares pentecostais em meio a ocorrências de intolerância religiosa. Há, no entanto, muitos militantes religiosos engajados, tanto na defesa da democracia e dos direitos fundamentais, como na ampliação do diálogo inter-religioso.

Tendo em vista essa realidade, no dia 14 de setembro, acontece na UFSCar a mesa “Religião, democracia e direitos humanos”, como parte das “Quartas Sociológicas”. Na ocasião, estarão reunidos representantes das três maiores vertentes religiosas brasileiras - catolicismo, protestantismo e espiritismo - que têm em comum a identidade cristã, para contribuir com significativas observações sobre o assunto. São eles: a Pastora Romi Márcia Bencke, secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), o Padre Paulo Fernando Dalla-Déa, professor doutor da UNIESP/Faculdade Jauense, e Júlio Adriano Macedo Corradi, dirigente do Instituto SER (Sócio Organização de Espiritualidade e Religiosidade) .

O professor André Ricardo de Souza, docente do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, coordena a mesa. A atividade é gratuita e ocorre no Teatro de Bolso, localizado na área Sul do Campus São Carlos da Universidade, às 10 horas. Não há necessidade de realizar inscrição previamente para participar.
01/09/2016
13:00:00
15/09/2016
0:01:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Mesa que aborda religião, democracia e direitos humanos acontece dia 14 de setembro na UFSCar
8858