Estudantes e pesquisadores do Campus Sorocaba da UFSCar conquistam prêmios no XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Sorocaba, São Carlos
O Campus Sorocaba da UFSCar conquistou dois prêmios durante o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2016), realizado no começo do mês de outubro, em São Paulo.

A equipe formada pelos alunos André Campos, Evelin Soares, Gabriela Martins, Lígia Yoshida e Marco Oliveira, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, consagrou-se campeã da Competição de Avaliação em IHC – Categoria Graduação. O trabalho intitulado "Avaliação de Comunicabilidade, Usabilidade e Retorno Emocional no Transporte Público: Um Estudo do Moovit" foi desenvolvido sob a orientação professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação (DComp) da UFSCar.

A Competição de Avaliação em IHC ocorre bi-anualmente e, neste ano, teve como tema “Mobilidade Urbana”. A intenção era estimular a criação de soluções inteligentes para o problema da locomoção nas grandes cidades. Na disputa científica, primeiramente, as equipes enviam um relatório de avaliação de um aplicativo para smartphones com explicações e justificativas sobre os métodos adotados para a avaliação e análise de dados coletados. Apenas três equipes passam para a segunda fase, a final, realizada presencialmente durante o simpósio. A segunda fase consiste em uma apresentação para uma banca de doutores da área de IHC, geralmente participantes de finais em edições anteriores. 

“A equipe do Campus Sorocaba foi muito dedicada e comprometida durante as duas fases da competição. Na final, os alunos realizaram uma apresentação perfeita respondendo com assertividade e objetividade todas as perguntas da banca sobre o aplicativo que desenvolveram”, destaca a orientadora do trabalho.

Além dos estudantes da graduação, o pesquisador Danilo Camargo Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCCS), conquistou o terceiro lugar entre os melhores artigos completos apresentados no IHC 2016. Também orientado pela professora Luciana Zaina, o estudante apresentou o trabalho "Um estudo exploratório comparativo sobre adaptação Web móvel em frameworks front-end na perspectiva dos usuários finais". No trabalho, os pesquisadores da UFSCar relatam resultados obtidos a partir de uma experiência realizada com usuários finais de smartphones no uso de aplicações Web móvel desenvolvidas a partir de frameworks front-end. Os frameworks front-end tem como proposta otimizar a construção de aplicações para dispositivos móveis, possibilitando que os elementos de interação sejam adaptados de acordo com o tipo de dispositivo que o usuário está interagindo.

O artigo premiado será publicado na Biblioteca Digital da ACM (Association for Computing Machinery). Os autores também receberam um convite para encaminhar a versão estendida para revista científica de alto impacto na área de IHC. 

O XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais aconteceu durante os dias 4 a 7 de outubro, na sede da IBM-Brasil, em São Paulo. O IHC é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil atraindo acadêmicos e profissionais da indústria do setor. No ano de 2016, o tema foi "Cidades Inteligentes".
17/10/2016
10:45:00
04/11/2016
23:59:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar
9029