Circo da Ciência promove atividades em São Carlos

São Carlos
No dia 22 de outubro, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, com apoio do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos (CeRTEV) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e diversos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), realizam mais um dia de atividades no Circo da Ciência. O evento faz parte das ações que acontecem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o país e objetiva divulgar ciências – como Química, Física, Matemática, Biologia e outras relacionadas às engenharias – de maneira atrativa ao público.

Segundo Karina Omuro Lupetti, diretora do Ouroboros, o intuito é trazer uma linguagem acessível e experimentos interativos para despertar interesse nos visitantes, incentivando-os a estudarem essas áreas como formação acadêmica. “Em Química, teremos experimentos com gases, coloides, polímeros, entre outros. Na área da Física, trazemos experimentos que envolvem eletricidade e magnetismo, bem como força e equilíbrio. A Matemática também é abordada no Circo da Ciência com a oferta de jogos, desafios e topografias. Ainda mostraremos propriedades e inovação do vidro, contação de história da área e sons vítreos”, enumera. Os alunos terão ainda a oportunidade de presenciar apresentações musicais do Grupo Ouroboros.

A maioria das atividades é ininterrupta e acontece entre 10 a 19 horas. Já a apresentação “Sai, Zika!”, com teatro de bonecos, acontece em dois horários: às 12 e às 16 horas. Todas as ações acontecem no Passeio São Carlos (Avenida Dr. Francisco Pereira Lopes, 1.701 – Parque Santa Mônica, São Carlos), entre 10 e 19 horas. Também haverá, neste dia, a apresentação de instrumentos de vidro.

Para Karina, a participação da UFSCar com o Circo da Ciência na SNCT é benéfica e essencial ao público e também aos alunos organizadores. “A SNCT é um evento anual que promove a divulgação científica para o público em geral, possibilitando que o conhecimento gerado na universidade seja compartilhado com a população, que muitas vezes nem pensa na possibilidade de estudar na UFSCar ou outra instituição. Informar, entreter e promover esse diálogo com o público externo é um exercício incrível de didática – tanto para os alunos e monitores que participam das mediações, como para os visitantes. Nesse sentido, ter a oportunidade de trazer o Circo da Ciência no escopo da SNCT ajuda a tornar as ciências mais acessíveis e promover esse processo de popularização científica, o que é o grande ganho do evento”, finaliza. Todas as ações da SNCT podem ser acessadas em semanact.mcti.gov.br.

As atividades do Circo da Ciência são gratuitas, abertas a todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook, pelo telefone (16) 3351-8059 ou pelo e-mail circodaciencia2016@gmail.com.
18/10/2016
13:00:00
23/10/2016
0:01:00
Adriana Arruda
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Circo da Ciência promove atividades de divulgação científica em espaços públicos. Foto: Divulgação
9037