Portal da UFSCar está de cara nova. Confira!
São Carlos
O Portal da UFSCar acaba de lançar sua nova versão. Com um layout mais moderno e dinâmico, a página implantou o acesso por perfis, a exposição de vídeos, a possibilidade de compartilhamento das notícias pelas redes sociais, além de ampliar o destaque para imagens. Na parte técnica, foi realizada uma total reestruturação e elaboração de novas ferramentas para atender as demandas apresentadas de modernização do portal da Universidade.
O acesso às informações foi separado pelos seguintes perfis: estudante, docente/técnico-administrativo, pesquisador, visitante e visitante estrangeiro. O principal objetivo foi facilitar a busca por informação pelos diferentes usuários que acessam o Portal da UFSCar. Não há senhas para acesso a nenhum perfil. "A ideia foi agrupar as informações pertinentes a cada grupo para agilizar o processo", enfatiza Gisele Bicaletto de Souza, diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar e integrante da Comissão de Reestruturação do Portal.
Todas as notícias em destaque são acompanhadas por imagens e ficam em rotação logo no topo do Portal, intensificando o conteúdo das notícias. Nesse contexto, internamente, todas as notícias, mesmo as que não estiverem como destaque, também terão foto com legenda para ilustrar o texto apresentado. As notícias também serão dispostas por perfil. Além de constarem no item Mais notícias, os textos ficarão disponíveis em seus respectivos perfis, conforme o público-alvo de cada uma delas. "Isso facilita o acesso à informação por cada público específico", relata a diretora da CCS.
A Agenda de Eventos também teve seu layout modificado para contrastá-la com os demais elementos do site. O Acesso rápido foi disponibilizado no Portal para facilitar a busca pelas informações mais procuradas no site da UFSCar. Além disso, outra importante alteração no novo Portal permite o compartilhamento da página e também de suas notícias nas redes sociais, atendendo uma demanda de vários usuários da página.
Para o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, o Portal da Universidade é uma importante ferramenta de comunicação. "É por meio do Portal que a Instituição se expressa e cumpre seu papel social, apresentando o conhecimento e as ações realizadas para a sociedade", enfatiza.
Do ponto de vista técnico, o Plone foi escolhido como sistema de gerenciamento de conteúdo (SGC) devido ao foco que é dado para facilitar o trabalho de manutenção, a aderência aos padrões de desenvolvimento mais recentes, a preocupação com a acessibilidade e ao elevado cuidado com a segurança. No entanto, apenas com os recursos oferecidos pelo SGC não seria possível atender ao elaborado layout proposto pela CCS. Sendo assim, o Departamento de Serviços da Web (DeSW) da Secretaria Geral de Informática (SIn) desenvolveu módulos para integração com informações armazenadas em bancos de dados da UFSCar. "Apesar do grande desafio, o desenvolvimento do novo Portal permitiu o aprendizado e o crescimento do Departamento, pois as pesquisas realizadas foram compartilhadas entre os membros da equipe e alguns dos módulos construídos reutilizados em novos projetos", relata Silvio Marino, analista de tecnologia da informação do DeSW.
Todo o trabalho de reestruturação do Portal UFSCar foi realizado por uma comissão, nomeada pela Reitoria da UFSCar, e contou com representantes da SIn, da CCS, da Assessoria Especial de Comunicação da Reitoria, da Reitoria, da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Institucionais (SPDI) e do Departamento de Ciência da Informação (DCI).
O acesso às informações foi separado pelos seguintes perfis: estudante, docente/técnico-administrativo, pesquisador, visitante e visitante estrangeiro. O principal objetivo foi facilitar a busca por informação pelos diferentes usuários que acessam o Portal da UFSCar. Não há senhas para acesso a nenhum perfil. "A ideia foi agrupar as informações pertinentes a cada grupo para agilizar o processo", enfatiza Gisele Bicaletto de Souza, diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar e integrante da Comissão de Reestruturação do Portal.
Todas as notícias em destaque são acompanhadas por imagens e ficam em rotação logo no topo do Portal, intensificando o conteúdo das notícias. Nesse contexto, internamente, todas as notícias, mesmo as que não estiverem como destaque, também terão foto com legenda para ilustrar o texto apresentado. As notícias também serão dispostas por perfil. Além de constarem no item Mais notícias, os textos ficarão disponíveis em seus respectivos perfis, conforme o público-alvo de cada uma delas. "Isso facilita o acesso à informação por cada público específico", relata a diretora da CCS.
A Agenda de Eventos também teve seu layout modificado para contrastá-la com os demais elementos do site. O Acesso rápido foi disponibilizado no Portal para facilitar a busca pelas informações mais procuradas no site da UFSCar. Além disso, outra importante alteração no novo Portal permite o compartilhamento da página e também de suas notícias nas redes sociais, atendendo uma demanda de vários usuários da página.
Para o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, o Portal da Universidade é uma importante ferramenta de comunicação. "É por meio do Portal que a Instituição se expressa e cumpre seu papel social, apresentando o conhecimento e as ações realizadas para a sociedade", enfatiza.
Do ponto de vista técnico, o Plone foi escolhido como sistema de gerenciamento de conteúdo (SGC) devido ao foco que é dado para facilitar o trabalho de manutenção, a aderência aos padrões de desenvolvimento mais recentes, a preocupação com a acessibilidade e ao elevado cuidado com a segurança. No entanto, apenas com os recursos oferecidos pelo SGC não seria possível atender ao elaborado layout proposto pela CCS. Sendo assim, o Departamento de Serviços da Web (DeSW) da Secretaria Geral de Informática (SIn) desenvolveu módulos para integração com informações armazenadas em bancos de dados da UFSCar. "Apesar do grande desafio, o desenvolvimento do novo Portal permitiu o aprendizado e o crescimento do Departamento, pois as pesquisas realizadas foram compartilhadas entre os membros da equipe e alguns dos módulos construídos reutilizados em novos projetos", relata Silvio Marino, analista de tecnologia da informação do DeSW.
Todo o trabalho de reestruturação do Portal UFSCar foi realizado por uma comissão, nomeada pela Reitoria da UFSCar, e contou com representantes da SIn, da CCS, da Assessoria Especial de Comunicação da Reitoria, da Reitoria, da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Institucionais (SPDI) e do Departamento de Ciência da Informação (DCI).
25/10/2016
25/10/2016
9:00:00
07/11/2016
23:00:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Novo Portal da UFSCar traz novidades. Arte: Marcelo Ducatti
9074