Estudantes do Curso de Engenharia Ambiental realizam visitas técnicas

Lagoa do Sino
Um diferencial do curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino da UFSCar é a formação específica para prover a interface entre os conceitos de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento territorial, por meio da compreensão dos problemas de gestão, econômicos, sociais e do ambiente e, fundamentalmente, de uma visão sistêmica dos processos rurais, agroindustriais e urbanos. Dessa forma, regularmente, são realizadas visitas técnicas para que os estudantes possam complementar o conhecimento adquirido na sala de aula e laboratórios com as práticas do mercado, proporcionando uma visão do que acontece no dia a dia da profissão.

Em 2016 os estudantes do segundo ano do curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino realizaram duas visitas técnicas na região de São Carlos (SP). O objetivo das visitas foi apresentar aos estudantes as tecnologias alternativas emergentes relacionadas ao tratamento de efluentes domésticos, ao sistema de agroflorestas e às construções sustentáveis.

A primeira visita técnica ocorreu na Ecovila Tiba onde os estudantes puderam vivenciar a vida em uma ecovila. Foram visitadas várias construções sustentáveis, incluindo casas, sistemas de tratamento do efluente doméstico gerados nas residências e sistemas de reaproveitamento de água não-potável, além do sistema de agrofloresta que está em desenvolvimento na vila. Ao final da visita, os estudantes almoçaram no refeitório do local, que faz uso exclusivo dos alimentos produzidos na vila, livre de agrotóxicos e afins.

Já a segunda visita técnica ocorreu no Sitio São João, que está em conversão agroecológica com exemplos educativos - educação ambiental no meio rural. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas tecnologias de tratamento de efluentes que se encontram em operação no sitio: O Jardim filtrante (sistema de Wetland), fossa séptica biodigestora e sistema de aquaponia. O sistema de agricultura convencional também foi apresentado, bem como o viveiro de mudas nativas. 

Amanda Fernandes, discente do curso de Engenharia Ambiental, comenta que os trabalhos desenvolvidos no Sitio São João são bem educativos e promissores. Segundo ela, "a visita no Sítio foi muito legal, pois possibilitou o contato com questões e práticas sustentáveis que agregaram valores aos meso-conteúdos estudados no curso".

Beatriz Cruz Gonzales, docente do Centro de Ciências da Natureza da UFSCar que acompanhou as visitas, acredita que "a realização de visitas técnicas enriquece muito o aprendizado dos alunos, já que é fundamental que eles consigam visualizar como a teoria acontece na prática".
04/01/2017
10:14:00
07/03/2017
0:01:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos do 2º Ano do Curso de Engenharia Ambiental. Foto: Divulgação
9267