UFSCar e Prefeitura planejam parcerias para Sorocaba

Sorocaba
No último dia 21 de fevereiro, representantes da UFSCar e da Prefeitura Municipal de Sorocaba se reuniram para discutir possíveis parcerias com o objetivo de aproveitar as pesquisas e a produção de conhecimento realizadas na Universidade em projetos de desenvolvimento para a cidade.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba, Maurício Campanati, junto ao Secretário adjunto, Vidal Dias da Mota Júnior, apresentou as demandas da Secretaria a fim de elaborar soluções em conjunto para melhorias das políticas públicas nas áreas de regularização fundiária, habitação, sustentabilidade urbana, inclusão social e cidadania.

Os representantes da Prefeitura foram recebidos pelo Pró-reitor de Extensão da UFSCar, Luiz Carlos de Faria, e pela Diretora do Campus Sorocaba da Universidade, Ana Lúcia Brandl. “A reunião inicial foi de reconhecimento, pois são duas gestões novas, tanto na UFSCar quanto na Prefeitura. A partir daí vamos tentar mapear possíveis projetos em conjunto”, afirma a Diretora.

Segundo ela, a Secretaria Municipal de Planejamento ofereceu oportunidades de estágios aos alunos da Universidade. “Nós da UFSCar podemos contribuir com a Prefeitura desenvolvendo estudos em diferentes áreas, já que só o Campus Sorocaba conta com 184 docentes, todos doutores ou mestres, para promoverem pesquisas junto aos alunos”, destaca Ana Lúcia. Uma das áreas de interesse do Secretário Municipal de Habitação é a criação de projetos de reurbanização no entorno de áreas regularizadas. “Tais pesquisas não terão custos para o município, já que as atividades da UFSCar são mantidas pelo Governo Federal”, avalia Campanati.

De acordo com Faria, no âmbito da extensão, as demandas serão repassadas para o Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar para melhor avaliar as possibilidades de parceria em temas específicos. “Por exemplo, na reunião já foi demandado treinamento em gestão urbana utilizando geotecnologias”, conta Faria. “Essa parceria entre a UFSCar e a Prefeitura de Sorocaba poderá trazer benefícios que vão desde a melhor qualificação do corpo técnico da Prefeitura - resultando numa melhor prestação de serviço a comunidade - até o auxílio em questões mais abrangentes, como a gestão de resíduos sólidos”, avalia o Pró-reitor.
03/03/2017
9:22:00
17/03/2017
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Representantes da UFSCar e da Prefeitura de Sorocaba em reunião no dia 21/2. Foto: Pref. Sorocaba
9422