Campus Araras inicia atividades de novo curso de mestrado
Araras
Aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática começaram no dia 6 de março
No último dia 6 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM) iniciou suas atividades no Campus Araras da UFSCar, com as aulas para a primeira turma do curso de mestrado. O Programa surgiu com o objetivo de ampliar as possibilidades de construção de conhecimentos sobre a formação inicial e continuada de professores e sobre os produtos e processos da Educação em Ciências e Matemática que possam subsidiar as ações no Ensino Básico e Superior.
A atuação do PPGEdCM compreende duas linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática. A primeira delas, "Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções", abrange estudos sobre aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Ciências da Natureza e Matemática, como investigações sobre concepções dos estudantes, modelos, propostas de ensino, diagnósticos de aprendizagem e o papel da história, da ciência e da epistemologia na formação dos estudantes; e, também, investigações sobre a concepção, o desenvolvimento, a adequação e aplicação de materiais didáticos e de novas tecnologias que venham agregar ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes da Educação Básica ou Superior em espaços formais e não-formais de educação.
A segunda linha é "Formação de professores em Ciências: conhecimentos, sujeitos e espaços educativos", e se dedica a estudos sobre os processos de formação docente e outros agentes educacionais, concepções e ideais englobando aspectos da formação inicial e continuada em espaços formais e não formais; investigações sobre a prática pedagógica como lócus de conhecimento, nos diferentes níveis educacionais; estudos sobre o papel do professor relacionados à elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino para repensar o trabalho pedagógico; e análise das propostas curriculares, políticas e organização da educação brasileira.
Os mestrandos poderão desenvolver pesquisas sobre questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da Física, Química, Biologia e Matemática, considerando as peculiaridades dos conhecimentos nestas áreas e seu contexto e preocupando-se com o modo com que estes conhecimentos têm sido difundidos e divulgados. Para isso, podem articular saberes das áreas específicas das Ciências Naturais e Matemática com as Ciências Humanas, associando aportes teórico-metodológicos da Educação e da Didática da Ciência.
O novo Programa de Pós-graduação tem grande importância para o Campus Araras, pois agrega uma série de ações que os docentes têm desenvolvido no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão ao longo dos últimos anos. Além disso, atende à crescente demanda por cursos de pós-graduação em áreas relacionadas à formação docente e corresponde às expectativas dos graduandos em permanecer na Instituição e aprofundar seus estudos nesta área de formação.
A coordenação do Programa está a cargo do professor Estéfano Vizconde Veraszto, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Campus Araras. Mais informações podem ser obtidas no site do programa, pelo e-mail estefanovv@cca.ufscar.br ou telefone: (19) 3543-2587.
A atuação do PPGEdCM compreende duas linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática. A primeira delas, "Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções", abrange estudos sobre aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Ciências da Natureza e Matemática, como investigações sobre concepções dos estudantes, modelos, propostas de ensino, diagnósticos de aprendizagem e o papel da história, da ciência e da epistemologia na formação dos estudantes; e, também, investigações sobre a concepção, o desenvolvimento, a adequação e aplicação de materiais didáticos e de novas tecnologias que venham agregar ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes da Educação Básica ou Superior em espaços formais e não-formais de educação.
A segunda linha é "Formação de professores em Ciências: conhecimentos, sujeitos e espaços educativos", e se dedica a estudos sobre os processos de formação docente e outros agentes educacionais, concepções e ideais englobando aspectos da formação inicial e continuada em espaços formais e não formais; investigações sobre a prática pedagógica como lócus de conhecimento, nos diferentes níveis educacionais; estudos sobre o papel do professor relacionados à elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino para repensar o trabalho pedagógico; e análise das propostas curriculares, políticas e organização da educação brasileira.
Os mestrandos poderão desenvolver pesquisas sobre questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da Física, Química, Biologia e Matemática, considerando as peculiaridades dos conhecimentos nestas áreas e seu contexto e preocupando-se com o modo com que estes conhecimentos têm sido difundidos e divulgados. Para isso, podem articular saberes das áreas específicas das Ciências Naturais e Matemática com as Ciências Humanas, associando aportes teórico-metodológicos da Educação e da Didática da Ciência.
O novo Programa de Pós-graduação tem grande importância para o Campus Araras, pois agrega uma série de ações que os docentes têm desenvolvido no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão ao longo dos últimos anos. Além disso, atende à crescente demanda por cursos de pós-graduação em áreas relacionadas à formação docente e corresponde às expectativas dos graduandos em permanecer na Instituição e aprofundar seus estudos nesta área de formação.
A coordenação do Programa está a cargo do professor Estéfano Vizconde Veraszto, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Campus Araras. Mais informações podem ser obtidas no site do programa, pelo e-mail estefanovv@cca.ufscar.br ou telefone: (19) 3543-2587.
10/03/2017
10:23:00
17/03/2017
23:59:00
Janaína Felisberto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Campus UFSCar Araras. Créditos: Mariana Ignatios.
9458