Publicação da EdUFSCar aborda o uso de tecnologias no ensino musical

São Carlos
Lançamento acontece no dia 6 de abril, às 16 horas, na Livraria da EdUFSCar, no Campus São Carlos
Não é de hoje que música e tecnologia trabalham em conjunto. O ensino de música também vem utilizando dos recursos tecnológicos para obter melhores resultados. Este é o ponto central do livro "Uso de recursos tecnológicos no ensino musical", organizado por Glauber Santiago, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, e publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar).

A publicação busca indicar algumas oportunidades reais de utilização de tecnologia no ensino musical. São exemplos práticos para inspirar interessados no assunto e também para mostrar o que tem sido realizado na UFSCar. "Hoje em dia existe uma grande difusão de gravações musicais por meio da internet, algo radicalmente diferente do que ocorria anteriormente, gerando uma nova forma de relacionamento com o universo musical. Além disso, existem possibilidades bastante inovadoras de criação e produção musical", explicou Santiago.

O livro é dividido em 10 capítulos, abordando temas que vão desde games e softwares, até gestão pedagógica em disciplina de Educação a Distância (EaD), além de tratar de processos de formação continuada de educadores e a produção de animações em 3D para educação musical. "Cada capítulo foi desenvolvido prioritariamente por pessoas envolvidas com alguma fase ou processo tecnológico. Ou seja, buscamos ser o mais abrangentes possível em relação às iniciativas existentes na UFSCar, dentro do grupo de pesquisa Tecnologias aplicadas à criação, à expressão e ao ensino musicais", descreveu o autor.

Além de Santiago, outros 10 autores participam dos artigos. São eles: Adriana N.A. Mendes, Daniel Gohn, Eduardo Nespoli, Fernando Henrique de Andrade Rossit, Glaucio Alves Santiago, Ilza Zenker Leme Joly, Isamara Alves Carvalho, Larissa Amurov Korsokovas, Marcia Rozenfeld G. de Oliveira e Terence Peixoto dos Santos.

"A UFSCar vem buscando utilizar as novas tecnologias assim que elas aparecem ou assim que entramos em contato com elas. Por exemplo: atualmente estamos pensando no uso de realidade aumentada, realidade virtual, vídeos 360 graus e gameficação. Isso certamente, poderá ser parte do relato em um livro futuro", adiantou Santiago.

A obra é destinada a todos os interessados no assunto e, principalmente, a educadores que desejam conhecer algumas possibilidades do uso da tecnologia em iniciativas de educação musical concretas. "Os recursos tecnológicos influenciam no ensino em geral, o que inclui o ensino musical. Com estes recursos, os educadores podem propor formas inovadoras ou diferenciadas de apreciação, exploração, criação e registro musical, além de novas formas de ensino que podem ser mas colaborativas", concluiu o autor.

O lançamento de "Uso de recursos tecnológicos no ensino musical" acontece na próxima quinta-feira, dia 6 de abril, às 16 horas, na Livraria da EdUFSCar, que fica localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas no site da Editora.
03/04/2017
13:00:00
22/04/2017
9:00:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA
Livro busca indicar oportunidades de utilização de tecnologia no ensino musical. Foto: Divulgação.
9554