Projeto da UFSCar leva lógica computacional a escolas
Sorocaba, São Carlos
Iniciativa do Campus Sorocaba recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação
O projeto de inclusão digital do Campus Sorocaba da UFSCar Computing to You! (C2Y!) recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em reconhecimento ao trabalho que desenvolve no sentido de aproximar a computação de públicos não familiarizados com a área pela educação formal, popularizando os processos e o pensamento computacional.
"O projeto C2Y! foi considerado inovador tanto no caráter educativo quanto tecnológico por levar o ensino do pensamento computacional para crianças, adolescentes e professores da rede básica de ensino e, também, por promover encontros que discutem o papel das mulheres dentro da área de Tecnologia da Informação", afirmam as coordenadoras da iniciativa e professoras do Departamento de Computação (DComp) do Campus Sorocaba, Luciana Aparecida Martinez Zaina e Tiemi Christine Sakata.
O C2Y!, que teve início em abril de 2016, é realizado em escolas da rede pública de ensino de Sorocaba e região e integra tanto os alunos como os professores. "Essa integração é importante, pois é o professor que atua diretamente com o estudante. Se ele conseguir aplicar atividades de pensamento computacional em suas aulas trará um ganho grande para a aprendizagem, tornando-a mais significativa aos jovens", defendem as docentes da UFSCar. No ano de 2016, o projeto envolveu, aproximadamente, 700 crianças e adolescentes e 50 professores e estudantes de Pedagogia, além de cerca de 30 alunos de graduação que trabalharam como voluntários nas atividades propostas.
"Em muitos países, a Computação como ciência já vem sendo ensinada nas escolas desde as fases iniciais da educação. O que queremos é que no Brasil isso se torne real também", dizem as coordenadoras do C2Y!. "Os professores que idealizaram o projeto tinham a motivação de querer levar a computação para públicos que não a conheciam, mas de uma forma diferente, para que as pessoas entendessem a Computação como ciência e não como ferramenta. O computador é o meio de se fazer Computação mas, na verdade, a finalidade da Computação é resolver problemas de forma criativa e usando diferentes estratégias. Quando as pessoas entendem isso, elas começam a ver que a Computação pode desenvolver habilidades que vão além de usar o computador tais como estratégia, criatividade, pensamento lógico, uso de linguagem para se expressar, entre outras", explicam as professoras.
Atualmente, professores e alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar estão trabalhando nas atividades, em várias frentes e com diferentes responsabilidades. Segundo Luciana e Tiemi, o envolvimento dos graduandos foi um dos critérios que levou o C2Y! a ser reconhecido com a Chancela da SBC. "Além de levar a Computação para a sociedade, estamos ajudando a formar cidadãos que são conscientes sobre seu papel transformador e demonstrando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E com isso eles mesmos podem ser multiplicadores no futuro", afirmam elas.
A diversidade de atividades realizadas em 2016 foi outro critério que colaborou para a outorga da Chancela pela SBC. As ações são feitas por meio de workshops, cursos, palestras e atividades de divulgação. Dentre as estratégias mais utilizadas pela equipe estão a computação desplugada (sem computadores) e o ensino de programação através de plataformas lúdicas.
"A computação desplugada (Unplugged Computing), por exemplo, tem por objetivo transmitir os conceitos de computação e trabalhar o pensamento computacional sem o uso do computador. Um exemplo usado pelo grupo é a analogia com a Astronomia. O telescópio é uma ferramenta que permite estudar os astros, contudo, o conhecimento não pode ser chamado de 'Ciência do Telescópio'. Assim como o telescópio é a ferramenta-meio, o computador, o tablet ou o smartphone também são os meios de se fazer a Ciência da Computação", exemplificam as coordenadoras.
Para saber mais sobre o projeto Computing to You! e a Chancela da SBC, acesse os sites uxleris.sor.ufscar.br/c2y e www.sbc.org.br. Também é possível acompanhar as atividades do projeto pelo Facebook.
"O projeto C2Y! foi considerado inovador tanto no caráter educativo quanto tecnológico por levar o ensino do pensamento computacional para crianças, adolescentes e professores da rede básica de ensino e, também, por promover encontros que discutem o papel das mulheres dentro da área de Tecnologia da Informação", afirmam as coordenadoras da iniciativa e professoras do Departamento de Computação (DComp) do Campus Sorocaba, Luciana Aparecida Martinez Zaina e Tiemi Christine Sakata.
O C2Y!, que teve início em abril de 2016, é realizado em escolas da rede pública de ensino de Sorocaba e região e integra tanto os alunos como os professores. "Essa integração é importante, pois é o professor que atua diretamente com o estudante. Se ele conseguir aplicar atividades de pensamento computacional em suas aulas trará um ganho grande para a aprendizagem, tornando-a mais significativa aos jovens", defendem as docentes da UFSCar. No ano de 2016, o projeto envolveu, aproximadamente, 700 crianças e adolescentes e 50 professores e estudantes de Pedagogia, além de cerca de 30 alunos de graduação que trabalharam como voluntários nas atividades propostas.
"Em muitos países, a Computação como ciência já vem sendo ensinada nas escolas desde as fases iniciais da educação. O que queremos é que no Brasil isso se torne real também", dizem as coordenadoras do C2Y!. "Os professores que idealizaram o projeto tinham a motivação de querer levar a computação para públicos que não a conheciam, mas de uma forma diferente, para que as pessoas entendessem a Computação como ciência e não como ferramenta. O computador é o meio de se fazer Computação mas, na verdade, a finalidade da Computação é resolver problemas de forma criativa e usando diferentes estratégias. Quando as pessoas entendem isso, elas começam a ver que a Computação pode desenvolver habilidades que vão além de usar o computador tais como estratégia, criatividade, pensamento lógico, uso de linguagem para se expressar, entre outras", explicam as professoras.
Atualmente, professores e alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar estão trabalhando nas atividades, em várias frentes e com diferentes responsabilidades. Segundo Luciana e Tiemi, o envolvimento dos graduandos foi um dos critérios que levou o C2Y! a ser reconhecido com a Chancela da SBC. "Além de levar a Computação para a sociedade, estamos ajudando a formar cidadãos que são conscientes sobre seu papel transformador e demonstrando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E com isso eles mesmos podem ser multiplicadores no futuro", afirmam elas.
A diversidade de atividades realizadas em 2016 foi outro critério que colaborou para a outorga da Chancela pela SBC. As ações são feitas por meio de workshops, cursos, palestras e atividades de divulgação. Dentre as estratégias mais utilizadas pela equipe estão a computação desplugada (sem computadores) e o ensino de programação através de plataformas lúdicas.
"A computação desplugada (Unplugged Computing), por exemplo, tem por objetivo transmitir os conceitos de computação e trabalhar o pensamento computacional sem o uso do computador. Um exemplo usado pelo grupo é a analogia com a Astronomia. O telescópio é uma ferramenta que permite estudar os astros, contudo, o conhecimento não pode ser chamado de 'Ciência do Telescópio'. Assim como o telescópio é a ferramenta-meio, o computador, o tablet ou o smartphone também são os meios de se fazer a Ciência da Computação", exemplificam as coordenadoras.
Para saber mais sobre o projeto Computing to You! e a Chancela da SBC, acesse os sites uxleris.sor.ufscar.br/c2y e www.sbc.org.br. Também é possível acompanhar as atividades do projeto pelo Facebook.
11/04/2017
13:00:00
21/04/2017
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos durante Workshop de Computação Desplugada do projeto C2Y!. Foto: Divulgação
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