Livro da EdUFSCar e da Unesco aborda os desafios do ensino de matemática

São Carlos
Obra é resultado de trabalho de grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática
Há quem goste muito de matemática, porém, há também muitos que não podem ver equações, probabilidades e outros tópicos que fazem parte desta disciplina, considerada por tantos outros a mais exata de todas. Uma das razões pelo "medo" da matemática seria a forma como ela é ensinada nas escolas. Para tratar deste tema, está sendo lançado o livro "Os desafios do ensino de matemática na educação básica", publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No prefácio da obra, Qian Tang, diretor-geral assistente de Educação da Unesco, explicou que a Unesco constituiu um grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática, que se reuniu pela primeira vez entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2009. As conclusões refletiram um consenso sobre os desafios enfrentados pelos ensino científico e matemático, bem como a forma de enfrentá-los. Essas conclusões são a base desta publicação.

"A presente publicação identifica, portanto, os desafios a serem enfrentados para assegurar um ensino de matemática de qualidade no nível da educação básica, e também propõe, a partir dos estudos de casos, os meios para melhorá-los", escreveu Tang.

O livro é dividido em 12 capítulos. Entre eles estão: Educação matemática e numeramento, os desafios da evolução das práticas de ensino, da avaliação e da pesquisa.

A obra "Os desafios do ensino de matemática na educação básica" é direcionada não só para os tomadores de decisão que desejam integrar um ensino de ciências e de matemática de qualidade aos sistemas educacionais, mas também aos diferentes atores que desejam tomar parte no processo de transformação.

Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
19/04/2017
9:08:00
06/05/2017
9:00:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Visitante
Livro está sendo publicado pela EdUFSCar e pela Unesco. Imagem: Reprodução.
9615