Livro da EdUFSCar e da Unesco aborda os desafios do ensino de matemática
São Carlos
Obra é resultado de trabalho de grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática
Há quem goste muito de matemática, porém, há também muitos que não podem ver equações, probabilidades e outros tópicos que fazem parte desta disciplina, considerada por tantos outros a mais exata de todas. Uma das razões pelo "medo" da matemática seria a forma como ela é ensinada nas escolas. Para tratar deste tema, está sendo lançado o livro "Os desafios do ensino de matemática na educação básica", publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No prefácio da obra, Qian Tang, diretor-geral assistente de Educação da Unesco, explicou que a Unesco constituiu um grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática, que se reuniu pela primeira vez entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2009. As conclusões refletiram um consenso sobre os desafios enfrentados pelos ensino científico e matemático, bem como a forma de enfrentá-los. Essas conclusões são a base desta publicação.
"A presente publicação identifica, portanto, os desafios a serem enfrentados para assegurar um ensino de matemática de qualidade no nível da educação básica, e também propõe, a partir dos estudos de casos, os meios para melhorá-los", escreveu Tang.
O livro é dividido em 12 capítulos. Entre eles estão: Educação matemática e numeramento, os desafios da evolução das práticas de ensino, da avaliação e da pesquisa.
A obra "Os desafios do ensino de matemática na educação básica" é direcionada não só para os tomadores de decisão que desejam integrar um ensino de ciências e de matemática de qualidade aos sistemas educacionais, mas também aos diferentes atores que desejam tomar parte no processo de transformação.
Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
No prefácio da obra, Qian Tang, diretor-geral assistente de Educação da Unesco, explicou que a Unesco constituiu um grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática, que se reuniu pela primeira vez entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2009. As conclusões refletiram um consenso sobre os desafios enfrentados pelos ensino científico e matemático, bem como a forma de enfrentá-los. Essas conclusões são a base desta publicação.
"A presente publicação identifica, portanto, os desafios a serem enfrentados para assegurar um ensino de matemática de qualidade no nível da educação básica, e também propõe, a partir dos estudos de casos, os meios para melhorá-los", escreveu Tang.
O livro é dividido em 12 capítulos. Entre eles estão: Educação matemática e numeramento, os desafios da evolução das práticas de ensino, da avaliação e da pesquisa.
A obra "Os desafios do ensino de matemática na educação básica" é direcionada não só para os tomadores de decisão que desejam integrar um ensino de ciências e de matemática de qualidade aos sistemas educacionais, mas também aos diferentes atores que desejam tomar parte no processo de transformação.
Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
19/04/2017
9:08:00
06/05/2017
9:00:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Visitante
Livro está sendo publicado pela EdUFSCar e pela Unesco. Imagem: Reprodução.
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