Estudantes do Campus Lagoa do Sino realizam curso de Biologia Marinha
Lagoa do Sino
Projeto de extensão promoveu atividades em Ubatuba e Paraty
Entre os dias 20 e 23 de abril, foi realizado nas cidades de Ubatuba e Paraty, um curso de Biologia Marinha destinado a estudantes de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. O objetivo foi ampliar o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade do ambiente marinho, enfocando os principais tipos de ecossistemas e suas relações com os organismos que abrigam.
Durante quatro dias, os estudantes tiveram noções básicas e avançadas de ecologia de praias arenosas, de costões rochosos e de manguezais, realizaram arrastos no mar com barco camaroeiro, passeio na Mata Atlântica e mergulho livre em Paraty; participaram também de palestras e aulas práticas. Luisa Orbitelli, do 2º ano de Ciências Biológicas, diz que uma das melhores partes do curso foi a atividade de arrasto. "Conseguimos ver na prática muito do que havíamos aprendido em aula, como a diferenciação de gêneros de certas espécies e as partes do corpo de artrópodes, equinodermos, moluscos, peixes, entre outros. Além disso, trouxemos muitas espécies novas para o campus, o que irá auxiliar nos estudos em laboratório", destaca a aluna. Os organismos marinhos coletados serão incorporados às coleções didáticas (úmida e seca) da Universidade.
Segundo Bhargan Nogueira, que também é estudante do 2º ano de Ciências Biológicas, a experiência vivenciada no curso foi única. "O aprendizado que trouxe comigo será inesquecível. Desde que voltei, já apliquei todo o conhecimento durante as aulas, integrando com várias matérias. A Biologia Marinha era um campo que eu ainda não conhecia e através desde curso passei a gostar muito dos temas que a envolvem. Com certeza pretendo repetir experiências nesta área", afirma ela.
Para o professor e coordenador do projeto Gilmar Perbiche Neves, o curso permitiu aos alunos uma maior integração, a partir de trabalhos em equipe, observações em campo e discussões em grupo, estimulando a criatividade e o espírito crítico. "Foi uma ótima experiência. Os participantes tiveram a oportunidade de visualizar diversos organismos vivos e acompanhar a metodologia de coleta. Além disso, utilizamos a metodologia de ensino PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) visando integrar conhecimentos e possibilitando maior aprofundamento no aprendizado", conclui o docente da UFSCar.
Durante quatro dias, os estudantes tiveram noções básicas e avançadas de ecologia de praias arenosas, de costões rochosos e de manguezais, realizaram arrastos no mar com barco camaroeiro, passeio na Mata Atlântica e mergulho livre em Paraty; participaram também de palestras e aulas práticas. Luisa Orbitelli, do 2º ano de Ciências Biológicas, diz que uma das melhores partes do curso foi a atividade de arrasto. "Conseguimos ver na prática muito do que havíamos aprendido em aula, como a diferenciação de gêneros de certas espécies e as partes do corpo de artrópodes, equinodermos, moluscos, peixes, entre outros. Além disso, trouxemos muitas espécies novas para o campus, o que irá auxiliar nos estudos em laboratório", destaca a aluna. Os organismos marinhos coletados serão incorporados às coleções didáticas (úmida e seca) da Universidade.
Segundo Bhargan Nogueira, que também é estudante do 2º ano de Ciências Biológicas, a experiência vivenciada no curso foi única. "O aprendizado que trouxe comigo será inesquecível. Desde que voltei, já apliquei todo o conhecimento durante as aulas, integrando com várias matérias. A Biologia Marinha era um campo que eu ainda não conhecia e através desde curso passei a gostar muito dos temas que a envolvem. Com certeza pretendo repetir experiências nesta área", afirma ela.
Para o professor e coordenador do projeto Gilmar Perbiche Neves, o curso permitiu aos alunos uma maior integração, a partir de trabalhos em equipe, observações em campo e discussões em grupo, estimulando a criatividade e o espírito crítico. "Foi uma ótima experiência. Os participantes tiveram a oportunidade de visualizar diversos organismos vivos e acompanhar a metodologia de coleta. Além disso, utilizamos a metodologia de ensino PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) visando integrar conhecimentos e possibilitando maior aprofundamento no aprendizado", conclui o docente da UFSCar.
22/05/2017
13:00:00
13/06/2017
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Curso de Biologia Marinha. Foto: Gilmar Perbiche Neves
9704