Câmara de Iperó debate Plano de Desenvolvimento Turístico

Sorocaba
Elaboração contou com a participação de docentes e estudantes do curso de Turismo da UFSCar
A Câmara Municipal de Iperó realiza nesta terça-feira, 23 de maio, audiência pública para exposição e discussão de projeto de lei que institui o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município (Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 002/2017). O processo de elaboração do Plano contou com o envolvimento de docentes e estudantes do curso de Bacharelado em Turismo, oferecido no Campus Sorocaba.

A participação da Universidade se deu no âmbito das disciplinas de Planejamento Turístico 1 e 2, durante a oferta nos primeiro e segundo semestres de 2016. "Nós usualmente trabalhamos com a realização de inventários turísticos nessas disciplinas, para que o grupo de estudantes possa ter a experiência prática, que é muito importante na sua formação. Para tanto, nós buscamos no começo do ano os municípios que tivessem interesse no desenvolvimento do Plano, e Iperó foi um dos primeiros a responder e oferecer a possibilidade de fornecer o transporte do grupo", conta a professora Cassiana Panissa Gabrielli, uma das responsáveis pela disciplina, juntamente com Beatriz Veroneze Stigliano, ambas docentes do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba.

O inventário turístico consiste no levantamento de um conjunto diversificado de informações relacionadas à área, como as principais atrações, hotéis, estabelecimentos de alimentação e bebidas, dentre outros equipamentos, além de dados mais gerais sobre o município, por exemplo das áreas de Educação e Saúde. O documento resultante subsidia não só a elaboração de políticas públicas, mas também a tomada de decisão por parte de investidores. A partir dele, é realizado o diagnóstico, com a avaliação das potencialidades e fragilidades, e a elaboração de projetos para o desenvolvimento turístico. No caso de Iperó, inclusive, já há estudantes envolvidos também com um dos projetos delineados durante a elaboração do Plano.

A audiência pública para debate do Plano de Desenvolvimento Turístico de Iperó acontece a partir das 17 horas, na Câmara Municipal, e é aberta a todas as pessoas interessadas. A Câmara fica na Rua Raul Benedito Guazelli, nº 45.
22/05/2017
13:00:00
03/06/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Edificação na Flona, principal atração de Iperó. Foto: Osvaldo Cristo - Acervo Flona de Ipanema.
9705