Construindo uma sociedade mais humana
Araras, Sorocaba, São Carlos
PET-Civil oferece apoio acadêmico e incentiva o desenvolvimento de responsabilidade social
Planta, tijolo e concreto: é comum pensarmos na figura do engenheiro civil à frente da construção de casas, altos prédios e grandes obras. Mas imagine se esse profissional fosse engajado também em construir o bem estar comum. É esse o perfil que o Programa de Educação Tutorial - PET do curso de Engenharia Civil da UFSCar está buscando desenvolver em seus alunos. Atualmente, o Grupo PET Civil é composto por 18 estudantes, dos quais 12 são bolsistas, e conta com a coordenação de um professor-tutor. As atividades do Programa tiveram início em março de 2013. "Somos um grupo jovem com apenas quatro anos de atividades. Na UFSCar, existem outros grupos com quase 30 anos de existência", compara Alex Sander Clemente de Souza, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar e tutor do PET da Engenharia Civil.
Às atividades de apoio acadêmico, somam-se ações com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos com a transformação social. Um exemplo é o TrasformaCiv, no qual os estudantes auxiliam instituições assistenciais que apresentam necessidades de reformar ou melhorar suas instalações físicas. "Os estudantes fazem o projeto da reforma, o orçamento, criam campanha de arrecadação de recursos e, finalmente, executam a obra", descreve o professor-tutor. No momento, os alunos do TrasformaCiv estão trabalhando em projeto para o parque infantil adaptado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos.
Confira a reportagem completa sobre as ações do PET da Engenharia Civil na primeira edição da Revista UFSCar.
Às atividades de apoio acadêmico, somam-se ações com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos com a transformação social. Um exemplo é o TrasformaCiv, no qual os estudantes auxiliam instituições assistenciais que apresentam necessidades de reformar ou melhorar suas instalações físicas. "Os estudantes fazem o projeto da reforma, o orçamento, criam campanha de arrecadação de recursos e, finalmente, executam a obra", descreve o professor-tutor. No momento, os alunos do TrasformaCiv estão trabalhando em projeto para o parque infantil adaptado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Carlos.
Confira a reportagem completa sobre as ações do PET da Engenharia Civil na primeira edição da Revista UFSCar.
29/05/2017
13:00:00
16/06/2017
23:59:00
Eduardo Sotto Mayor
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos da UFSCar reformam playground da APAE. Foto: FAI.UFSCar
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