VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar enfoca a diversidade
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Evento promoveu reflexão e diálogo sobre os desafios que se apresentam aos docentes da Educação Superior sobre esta temática
Nos dias 23 e 24 de maio, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar realizou, nos campi São Carlos, Araras e Sorocaba da Universidade, o VII Seminário de Ensino de Graduação que, nesta edição, abordou o tema "Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar". O evento, voltado aos docentes, pós-graduandos e técnico-administrativos da Instituição, promoveu a reflexão e o diálogo sobre os desafios que se apresentam aos professores da Educação Superior no que diz respeito aos estudantes da atualidade. Nesse sentido, as temáticas estiveram relacionadas às diversidades sociais, culturais, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, diversidades formativas, assim como à saúde mental dos alunos. "Esse debate mostra-se extremamente atual e necessário, tendo em vista a sociedade plural, diversa e, de outro lado, discriminatória e excludente que se apresenta no século XXI", afirma Ester Helmer, chefe do Serviço de Formação Continuada de Docentes da UFSCar da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed/ProGrad).
No dia 23 de maio, no Campus São Carlos, aconteceu a mesa-redonda "Ética, diversidade e relações de poder", coordenada pelo professor Ademir Donizeti Caldeira, Pró-Reitor de Graduação, com a participação dos professores Denise Vilela, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), e Eduardo Pinto e Silva, do Departamento de Educação (DEd). A mesa foi transmitida via webconferência para os demais campi. Além disso, ao longo dos dois dias, o Seminário promoveu quatro rodas de conversa, que foram realizadas em Araras, São Carlos e Sorocaba: "Acesso, permanência e evasão"; "A saúde mental dos estudantes da UFSCar: implicações à prática docente"; "Diversidade étnico-racial na universidade"; e "Relações de gênero e sexualidade na UFSCar". "O Campus São Carlos recebeu professores e técnico-administrativos do Campus Lagoa do Sino. Como a Universidade está organizada em uma gestão multicampi, o Seminário buscou acompanhar esta cultura institucional, avaliando também que a temática é pertinente a todos os campi e os desafios são os mesmos", enfatiza Helmer.
Segundo ela, o evento aconteceu em um momento oportuno, tendo em vista que a ProGrad recebe muitas demandas do corpo docente por momentos de reflexão e aprofundamento de suas práticas. Helmer também lembra que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar apresenta, em suas diretrizes, a necessidade de incorporar temáticas sobre a diversidade nas atividades acadêmicas - ensino, pesquisa e extensão - e administrativas, bem como na formação dos servidores docentes e técnico-administrativos. "Já em 2016, o Conselho Universitário da UFSCar aprovou por unanimidade a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Com este cenário e com a concretização de diversas ações em prol da diversidade, o VII Seminário de Ensino de Graduação se propôs a oportunizar ao corpo docente da Universidade um espaço para discussão e reflexão acerca deste tema tão importante e que interfere diariamente na ação docente", afirma a representante da ProGrad.
Helmer diz que um dos destaques do Seminário foi o tema da saúde mental dos estudantes. "Tendo em vista que a rotina acadêmica muitas vezes causa sofrimento mental aos alunos e aos professores, foram abordadas em nossas rodas de conversa algumas variáveis pedagógicas que acabam desencadeando eventos estressores, como as práticas avaliativas", exemplifica ela. De acordo com a chefe do Serviço de Formação Continuada de Docentes, a participação de alunos de pós-graduação no evento também foi importante, já que grande parte deles pode se tornar professor universitário. "Nesse sentido, a UFSCar tem o compromisso de formar seus alunos não só para a realização de pesquisa, mas também para a prática docente qualificada", garante Helmer.
A participação de um público diverso no VII Seminário de Ensino de Graduação proporcionou, além de aprendizado, benefícios mútuos. "Quando os professores têm a oportunidade de conhecer de perto os estudantes - de onde vieram, por quais motivos vieram e o que esperam da Universidade que escolheram -, consequentemente têm também a possibilidade de ensinar melhor", acredita Ester Helmer. Mais informações sobre as atividades oferecidas no VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar, bem como fotos do encontro, estão disponíveis na página do evento no Facebook.
No dia 23 de maio, no Campus São Carlos, aconteceu a mesa-redonda "Ética, diversidade e relações de poder", coordenada pelo professor Ademir Donizeti Caldeira, Pró-Reitor de Graduação, com a participação dos professores Denise Vilela, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), e Eduardo Pinto e Silva, do Departamento de Educação (DEd). A mesa foi transmitida via webconferência para os demais campi. Além disso, ao longo dos dois dias, o Seminário promoveu quatro rodas de conversa, que foram realizadas em Araras, São Carlos e Sorocaba: "Acesso, permanência e evasão"; "A saúde mental dos estudantes da UFSCar: implicações à prática docente"; "Diversidade étnico-racial na universidade"; e "Relações de gênero e sexualidade na UFSCar". "O Campus São Carlos recebeu professores e técnico-administrativos do Campus Lagoa do Sino. Como a Universidade está organizada em uma gestão multicampi, o Seminário buscou acompanhar esta cultura institucional, avaliando também que a temática é pertinente a todos os campi e os desafios são os mesmos", enfatiza Helmer.
Segundo ela, o evento aconteceu em um momento oportuno, tendo em vista que a ProGrad recebe muitas demandas do corpo docente por momentos de reflexão e aprofundamento de suas práticas. Helmer também lembra que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar apresenta, em suas diretrizes, a necessidade de incorporar temáticas sobre a diversidade nas atividades acadêmicas - ensino, pesquisa e extensão - e administrativas, bem como na formação dos servidores docentes e técnico-administrativos. "Já em 2016, o Conselho Universitário da UFSCar aprovou por unanimidade a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Com este cenário e com a concretização de diversas ações em prol da diversidade, o VII Seminário de Ensino de Graduação se propôs a oportunizar ao corpo docente da Universidade um espaço para discussão e reflexão acerca deste tema tão importante e que interfere diariamente na ação docente", afirma a representante da ProGrad.
Helmer diz que um dos destaques do Seminário foi o tema da saúde mental dos estudantes. "Tendo em vista que a rotina acadêmica muitas vezes causa sofrimento mental aos alunos e aos professores, foram abordadas em nossas rodas de conversa algumas variáveis pedagógicas que acabam desencadeando eventos estressores, como as práticas avaliativas", exemplifica ela. De acordo com a chefe do Serviço de Formação Continuada de Docentes, a participação de alunos de pós-graduação no evento também foi importante, já que grande parte deles pode se tornar professor universitário. "Nesse sentido, a UFSCar tem o compromisso de formar seus alunos não só para a realização de pesquisa, mas também para a prática docente qualificada", garante Helmer.
A participação de um público diverso no VII Seminário de Ensino de Graduação proporcionou, além de aprendizado, benefícios mútuos. "Quando os professores têm a oportunidade de conhecer de perto os estudantes - de onde vieram, por quais motivos vieram e o que esperam da Universidade que escolheram -, consequentemente têm também a possibilidade de ensinar melhor", acredita Ester Helmer. Mais informações sobre as atividades oferecidas no VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar, bem como fotos do encontro, estão disponíveis na página do evento no Facebook.
29/05/2017
13:00:00
03/06/2017
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Docentes, alunos e TAs participam de VII Seminário de Ensino de Graduação na UFSCar. Foto:Divulgação
9736